Candidato ao governo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas aposta em investimentos privados para expansão da rede metroferroviária

Ex-ministro da Infraestrutura ainda propõe expansão das ferrovias para o interior do estado e recuperação do patrimônio ferroviário nas cidades do interior
Tarcísio de Freitas, candidato pelo Republicanos (Evaristo Sa/AFP)

O período eleitoral é o momento dedicado para a renovação ou perpetuação dos projetos de governo em âmbito estadual. O site tem se dedicado em expor as principais propostas dos candidatos que pleiteiam uma vaga no Palácio dos Bandeirantes.

Seguindo a ordem dos candidatos no site do TSE, vamos analisar as principais propostas do candidato Tarcísio de Freitas.

Tarcísio Gomes de Freitas é o candidato pelo partido Republicanos. Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de Servidor Público Federal. Tarcísio foi ministro da infraestrutura na gestão de Jair Bolsonaro.

Investimentos privados

O plano de governo estabelece uma relação entre o investimento em infraestrutura com a melhoria na qualidade de vida da população. Dentro deste panorama cita que existe dificuldade em assegurar recursos públicos para a realização de todas as obras necessárias, sendo portanto fundamental assegurar um ambiente que atraia o capital privado.

“Entende-se que o investimento em infraestrutura é um meio de se atingir a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos paulistas, assim como a competitividade dos produtos e serviços”.

“Considerando a dificuldade para assegurar recursos públicos para realizar todos os investimentos necessários, é fundamental a construção de um ambiente de negócios que fomente a atração de capitais privados”.

Investimentos privados é uma das propostas do plano de Tarcísio (Jean Carlos)

A participação privada é um dos pontos do plano de governo que estabelece a transferência de ativos sempre que houver vantagem para o cidadão paulista. Ressalta que esse investimento pode atuar como propulsor da geração de novos empregos. As prorrogações de concessões deverão ser revistas de forma que possam ser viabilizados novos investimentos.

“Parcerias com Iniciativa Privada: Transferir ativos à iniciativa privada, sempre quando for mais vantajoso para o cidadão paulista. O investimento privado será a mola propulsora da geração de emprego e renda. Revisar a política de prorrogação de contratos de concessão existentes, com objetivo de viabilizar incremento de investimentos em detrimento à arrecadação de outorga para o Estado.”

Expansão da rede

O plano de governo menciona a implantação de novos trechos que possam atender a população mais carente de São Paulo e a finalização de obras já iniciadas. Sob o aspecto dos trens regionais, o projeto estabelece a implantação da primeira etapa do TIC entre São Paulo e Campinas, também incluindo a cidade de Americana. Os projetos para Sorocaba, São José dos Campos e Baixada Santista também estão no radar. 

“Rotas de Trem e Metrô: Implantar rotas que atinjam a população mais carente da região metropolitana, com foco na ampliação das linhas de metrô de São Paulo, com a conclusão de linhas já iniciadas e na implantação de trens regionais (CPTM). Estimular o desenvolvimento urbano e econômico nessas regiões, de forma a balancear a utilização do transporte urbano. 

  • Trem Intercidades: Vamos implementar o Trem Intercidades, com a contratação da operação da linha entre Americana e São Paulo, passando pelas cidades de Campinas, Jundiaí, São Paulo e região do ABC. Iniciar os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista. “
Trens para o interior estão no plano de governo (Jean Carlos)

Há também ideias para fomentar o modal ferroviário através da reativação de trechos antigos e criação de novos trechos através de autorizações.

“Novo Marco das Ferrovias: Fomentar uma melhor utilização do modal ferroviário, priorizando a reativação de ramais e a implementação de novas ferrovias pelo regime de Autorização.”

Patrimônio Ferroviário

O plano de governo também cita o fomento na recuperação da história dos municípios com destaque à preservação do patrimônio ferroviário existente em diversas cidades no interior. A ação se estenderia ao patrimônio histórico e fortalecimento do Condephaat.

“Recuperação Histórica: Fomentar a recuperação da história dos municípios com preservação do patrimônio ferroviário e restauração e manutenção do patrimônio histórico de São Paulo, como incentivo também ao turismo. Fortalecer o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.”

Estações históricas deverão ser preservadas (Jean Carlos)

Opinião do site

Na contramão dos candidatos alinhados à esquerda, que pregam a estatização do sistema sobre trilhos, Tarcísio Freitas segue a linha liberal, em que a maior parte dos ativos será repassada para a iniciativa privada. O ex-ministro também fala em abrir mão dos valores de outorga pagos pelas concessionárias, a fim de ampliar os investimentos. Ou então em mudar as atuais concessões para incrementar os recursos para expansão.

A linha de pensamento segue sua atuação no Ministério da Infraestrutura, onde ocorreram concessões no transporte. No entanto, a sugestão de abdicar do pagamento da outorga não ocorreu, por exemplo, nos aeroportos concedidos na 1ª rodada, à época no governo Dilma Rousseff (PT). Hoje os concessionários dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Viracopos e Brasília pagam anuidades imensas enquanto a infraestrutura dos terminais carece de melhorias.

Sobre o Trem Intercidades, o projeto está na dependência justamente da gestão federal de onde Tarcísio se desligou para concorrer ao cargo. Segundo seu rival, o governador Rodrigo Garcia, o edital de lançamento do trem regional depende do convênio a ser assinado com o governo Bolsonaro.

Ricardo Meier

O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Confira também as propostas dos outros candidatos:

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10 comments
  1. a transferencia de ativos nunca vai visar a vantagem para o cidadao paulista, mas sim a vantagem para empresas privadas. um orçamento bilionario como do estado de SP, dizer que nao tem como assegurar investimentos … me poupe. vai ser mais um vendedor do patrimonio público como foi como ministro.

    ele poderia propor a concessão do exercito, de onde ele saiu. depois foi diretor do dnit, onde só conseguiu duplicar 10 metros de rodovias e há investigação por parte da PF de contratos suspeitos.

    como ministro do Bolsonaro, manteve contratos de concessões ferroviárias onde a concessionaria nao cumpria o contrato, como na malha do nordeste, bloqueou verbas para obras de expansao do metrô e CPTM no estado de SP, aprovou a volta da itapemirim transportes aéreos mesmo a empresa em recuperaçao judicial. fez muito pouco em termos de infra estrutura, apesar dos fanaticos apoiadores do presidente (ou robôs da internet) dizerem que ele foi o melhor ministro da historia, mesmo sem citar o q realmente fez.

  2. Esse aí é fantoche do Bolsoasno e privatização já basta o que o lixo do PSDB faz… outro boca aberta.

  3. Esse é aquele que disse que a polícia de SP tem que aprender com a polícia do RJ, belo candidato, o único lugar de SP que ele deve conhecer é o aeroporto de Guarulhos.

  4. Esse é o ministro que fez poços sem água no Nordeste. Manda de volta para o RJ. Além da PF denúncia ele na gestão do Dnit.

  5. Tem a mesma proposta vazia do PT. Ninguém sabe de onde vem o dinheiro. Este falastrao nem sabe para que lado fica as cidades que menciona e para piorar mal conseguiu viabilizar o monotrilho de Cumbica. Passou o mandato inteiro sem um projeto de mobilidade urbana para a maior região metropolitana do país. Pior do que isto, só o poste petista, pior prefeito que a cidade de São Paulo já teve. Estes dois candidatos representam o retrocesso na mobilidade da RMSP.

  6. Está certo ele terminar as obras que os governos passados não terminaram. Exemplo do princípio da continuidade.

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