Tatuzão Norte da Linha 6 conseguiu avançar 5 metros por dia até João Paulo I

Tuneladora que escava em rocha chegou à futura estação em 30 de agosto, 163 dias após partir de Freguesia do Ó
A Tuneladora Norte foi preparada para escavar em rocha (LinhaUni)

Ainda não é o ritmo desejado pela Acciona, empresa responsável por implantar a Linha 6-Laranja, de metrô, mas o Tatuzão Norte conseguiu “acelerar” o avanço na escavação dos túneis do ramal em sua viagem mais recente até a estação João Paulo I.

Segundo dados compilados pelo MetrôCPTM, a tuneladora chinesa preparada para escavar em rocha atingiu uma média diária de avanço de 5 metros.

É um pouco mais rápido do que sua primeira etapa, entre as proximidades do VSE Tietê e a estação Freguesia do Ó, quando atingiu um ritmo diário de 4,2 metros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Tatuzão Norte percorreu um longo caminho entre Freguesia e a futura estação João Paulo I, distantes 813 metros. Foram 163 dias para cumprir o trajeto, com vários imprevistos por conta de problemas com o subsolo na região.

Avanço do Tatuzão Norte até o final de agosto de 2023

Em junho, a máquina teve que suspender os trabalhos após instabilidades em um trecho da Avenida Miguel Conejo enquanto as equipes da Acciona reforçavam a área.

Apesar da marca melhor, o tatuzão está um pouco longe do ritmo desejado pela construtora, de avanço médio diário de 9 metros. Normalmente, à medida que a escavação avança, o trabalho ganha velocidade e isso pode acontecer já na próxima parada, a estação Itaberaba.

Nas próximas semanas, a tuneladora será arrastada até o próximo emborque enquanto passa por manutenção de rotina. A jornada da máquina acabará apenas na estação Brasilândia, após passar também por Vila Cardoso. A Linha 6-Laranja deverá ser entregue em 2026.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. A tuneladora não deveria seguir até o Pátio Morro Grande? Acredito que seguirá até lá pois o trecho entre a estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande também é subterrâneo.

    Além disso, quem sabe até lá não fazem um aditivo para estender a linha até a estação Bandeirantes…

  2. Se desconsiderar os 30 dias parados por conta das anomalias e recalques no solo, o ritmo seria de 6,1 m/dia. Esperemos que o ritmo atinja, ao menos, 7 m/dia nesse trecho até o VSE Phillipini

Comments are closed.

Previous Post
Pilares ao longo da Avenida Ragueb Chohfi (iTechdrones)

Segunda colocada em licitação de adequação viária da Linha 15-Prata entra com recurso

Next Post
Expresso "The Town" passando pela estação Antônio João (Jean Carlos)

Atendimento impecável, mas operação precária: como foram as primeiras viagens do ‘Expresso The Town’, da ViaMobilidade

Related Posts