Tatuzão Norte teria retomado escavações em direção à estação João Paulo I

Tatuzão norte na estação Freguesia do Ó (Jean Carlos)

O Tatuzão Norte, um dos dois equipamentos usados nas escavações da Linha 6-Laranja, teria retomado seu trabalho nos últimos dias, segundo relatos de funcionários ao canal “Linha 6 Laranja”.

A máquina estava parada desde o final de junho por conta de anomalias e recalques no solo da região da Avenida Miguel Conejo, na Freguesia do Ó.

O subsolo da área possui grande quantidade de água, que teria sido remanejada para permitir a passagem da tuneladora. Ainda assim, houve casos em que o solo cedeu, sendo necessário o isolamento desses trechos.

O caminho aproximado que falta para o Tatuzão Norte chegar até João Paulo I (Arte sobre imagem do Google)

No mês passado, a tuneladora norte estava a cerca de 260 metros da estação João Paulo I, segunda parada do trajeto até Brasilândia.

Fabricada com uma roda de corte preparada para abrir túneis em rocha, a tuneladora terá um avanço mais lento que sua irmã “tuneladora sul”, que escava em solo macio. Mas até aqui o trabalho tem sido complicado.

O Tatuzão Norte iniciou suas escavações em novembro de 2022, a partir de um poço aberto nas proximidades do VSE Tietê. Em sete meses, ele teria avançado cerca de 1 km dos 5 km previstos.

A Linha 6-Laranja, com 15 estações, deverá ser inaugurada em 2026.

YouTube video

Previous Post
29º STMF será realizada em outubro (AEAMESP)

29º Semana de Tecnologia Metroferroviária será realizada no formato presencial em setembro

Next Post

Economista Gustavo Rocha é o novo presidente da Supervia

Related Posts