O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu caminho para que o processo de concessão das linhas 1 e 2 do Metrô de Belo Horizonte ocorra em breve. O tribunal aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (24), a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) que opera o sistema mineiro.
Segundo o governo federal, a publicação do edital deve acontecer em setembro, com o leilão previsto para novembro.
A concessão do Metrô de Belo Horizonte é longamente aguardada, o que permitirá a melhoria do serviço e ampliação da malha sobre trilhos.
O futuro operador privado terá de modernizar a Linha 1, que hoje tem 28 km e 19 estações, e ampliá-la em mais 1 km para implantar a estação Eldorado.
A grande expectativa, no entanto, é a construção da Linha 2, que ligará os bairros Calafate e Barreiro (10,5 km de vias e 7 novas estações). O novo ramal tem previsão de entrega no sexto ano de concessão.
A concessão inclui R$ 3,8 bilhões de investimentos públicos, sendo R$ 2,8 bilhões oriundos da União e R$ 430 milhões do governo do estado de Minas Gerais – o restante será bancado pelo futuro parceiro privado.