Terceirização de mão de obra no Pátio Itaquera tem licitação postergada para janeiro

Segundo lote do pregão eletrônico do Metrô de São Paulo tem sido adiada seguidamente

Local fica ao lado do Pátio Itaquera do Metrô (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo empurrou para 13 de janeiro de 2026 a realização do segundo pregão eletrônico para contratar uma empresa que fornecerá mão de obra auxiliar para atividades no Pátio Itaquera. Trata-se de mais um adiamento para um certame que deveria ter ocorrido originalmente em novembro.

O Lote 1, que inclui os pátios Jabaquara e Tamanduateí, ocorreu no começo do mês, mas o Lote 2, que é focado apenas no Pátio Itaquera e é dedicado sobretudo à Linha 3-Vermelha, segue pendente. Os pregões têm um valor de contratação estimado em pouco de mais de R$ 20 milhões.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Originalmente, o Metrô pretendia realizar os pregões em 18 e 19 de novembro, mas uma ação do sindicato barrou a realização dos leilões. O Metrô, contudo, conseguiu uma liminar na Justiça e remarcou os leilões para este mês.

O sindicato da categoria alega que a companhia, em vez de realizar concurso público para repor o quadro de funcionários, tem apelado para a terceirização, no que ele chama de “falsa solução”.

“No POT [Pátio Oratório da Linha 15-Prata], quarteirizam parte do serviço através de uma contratada da Alstom. O pior é que isso se dá através de um acordo espúrio que anistia uma dívida milionária da Alstom com o Metrô”, diz texto publicado pela entidade.

A Alstom, parte do consórcio CEML, recentemente acertou com o Ministério Público e o Metrô o fim de várias disputas judiciais causadas por problemas na implantação do monotrilho na zona leste mediante o pagamento de uma multa de R$ 41,2 milhões.

Em nota enviado ao site em novembro, o Metrô afirmou que o serviço a ser contratado envolve atividades como limpeza e auxílio na desmontagem de peças, liberando os oficiais de manutenção para executar tarefas de maior complexidade.