TIC Trens confirma Trem Intercidades fora da estação Barra Funda
Serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo terá como terminal a nova estação Água Branca quando estrear em 2031

A concessionária TIC Trens confirmou nesta semana que o Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, com parada em Jundiaí, terá como destino final a nova estação Água Branca e não mais Barra Funda, como havia sido previsto.
A revelação foi feita pelo presidente da empresa, Pedro Moro, em entrevista ao G1, e confirmada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). O site MetrôCPTM, no entanto, já havia antecipado a mudança no começo de abril, por meio de fontes.
A mudança não causa surpresas afinal a futura “superestação” Água Branca prevê não apenas ser o terminal do TIC Campinas como também do Trem Intercidades para Sorocaba, que deve ser leiloado no final deste ano.
Revelada pelo site em março, a nova estação será um hub ferroviário nos moldes de estações europeias, recebendo trens de sete linhas diferentes.
Além dos dois trens regionais, Água Branca será parada das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 3-Vermelha. E estará conectada à estação subterrânea de mesmo nome da Linha 6-Laranja.

Com isso, a estação Palmeiras-Barra Funda não terá de passar por obras para estender uma de suas plataformas para comportar as composições mais longas do TIC.
Por enquanto estão confirmados no local as linhas 11-Coral, 13-Jade e 7-Rubi, esta que deixará de atender a estação da Luz a partir do final deste ano, quando passar às mãos da TIC Trens.
Barra Funda se tornou desnecessária para o Trem Intercidades em virtude do longo prazo para que o serviço expresso comece a funcionar.
Embora as obras estejam previstas para começarem em 2026, o trem regional que viajará a uma velocidade média de 140 km/h só ficará pronto em 2031.
Portanto, há tempo hábil para que Água Branca seja construída até lá.
