ANTT aprova renovação antecipada da concessão da MRS, necessária para o Trem Intercidades

Concessionária de carga será responsável por parte das obras de segregação das vias entre Jundiaí e São Paulo, necessárias para viabilizar o TIC Eixo Norte

Modelo de trem regional da CRRC

Mais um passo do longo caminho para viabilizar a implantação do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas. Trata-se da renovação antecipada da concessão de cargas junto à MRS Logística.

A concessionária de carga, que é responsável por quase 1.700 km de trilhos na região Sudeste, propôs a segregação das vias entre Jundiaí e a capital paulista como parte das obras para abrir caminho para o trem regional do governo do estado.

Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que a renovação antecipada do contrato junto ao governo federal seja aprovada. A MRS assumiu esse trecho em 1996 e deveria ficar à frente dele até 2026. Com a antecipação da renovação, a empresa deve continuar responsável pela concessão até 2056.

Como contrapartida, a MRS investirá cerca de R$ 16 bilhões na modernização e ampliação da malha, entre eles a construção de um túnel na região de Botojuru e a segregação também do trecho entre o centro de São Paulo e a Baixada Santista e que servirá para um eventual TIC para Santos.

O projeto de renovação estava em audiência pública desde 2019 e foi aprovado nesta semana pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Agora, a proposta será submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU), que se for aceita, terá sequência com o parecer técnico-jurídico e por fim a assinatura do termo aditivo.

No entanto, o processo tem sofrido seguidos atrasos. Antes a conclusão do projeto era prevista para o fim deste ano, mas agora o governo federal estima assinar o novo contrato apenas no segundo trimestre de 2022.

Trem de carga da MRS em estação da CPTM (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Projeto do TIC Eixo Norte pode ficar para a próxima gestão

Apesar das previsões otimistas do governo Doria, o projeto do TIC Eixo Norte está cada vez mais perto de ser decidido pela próxima gestão, que assumirá o mandato em janeiro de 2023. Isso porque, além do atraso na renovação da MRS, cuja participação é fundamental para tirar o trem regional do papel, a própria concessão do estado está numa etapa ainda preliminar.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos concluiu a consulta pública ao edital de concessão apenas nesta semana e agora precisa promover sondagens no mercado a fim de colher mais informações que ajudem a adequar o projeto à concorrência pública.

Durante a audiência pública realizada em agosto, o governo estimava publicar o edital em dezembro, porém, o curto tempo para formatar a modelagem do projeto leva a crer que isso só ocorrerá no início de 2022. A etapa de divulgação do edital até a realização do leilão deve durar quatro meses, a princípio, mas a indefinição quanto à renovação da MRS pode postergar todo o processo, que então se aproximaria do fim do mandato atual.

O governo do estado espera que o Trem Intercidades entre em operação apenas em 2029.

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dhieggo
dhieggo
3 anos atrás

Resumindo…
NÃO sairá do papel este trem regional!
A linha de carga sim, por se tratar de um empresa privada encabeçada de realizar as obras, á exemplo da segregação leste entre Manoel Feio e Suzano, a MRS fará em pouco tempo comparado com as obras do governo.

Andre
Andre
3 anos atrás
Responder para  dhieggo

Me empresta a bola de cristal? Tambem quero prever o futuro.

Todos aqui conhecem o caso da linha 6 Laranja, cujas obras começaram em 2015 e em 2021 ja teria um trecho funcionando. As obras estão longe da metade ainda. Ter a iniciativa privada construindo nao significa absolutamente nada… pode dar certo ou não. Afirmar algo agora é puxo achismo.

Marcos
Marcos
3 anos atrás
Responder para  dhieggo

Esse assunto parece ano bissexto, aparece de 4 em 4 anos, sempre próximo das eleições. E não há interesse por parte do PSDB, pois tiraria “clientes” da Anhanguera/Bandeirantes, que é gerido por eles.

Celso Jorge
Celso Jorge
3 anos atrás

É muita burocracia, desde que surgiu o projeto do antigo trem regional Expresso Bandeirante e no final dos anos 90, nunca nenhum projeto dessa envergadura saiu do papel por causa dessas travas burocráticas insuportáveis! Agora, algo assim sair só em 2029 e olhe lá, nem sei se estarei vivo para ver isso, pois nem de estar amanhã dá para saber, imaginem em 2029, data muito distante!

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Eu viajei muito de trem de SP a Campinas (e alem). Meus filhos nunca. Meus netos talvez consigam. Mas demorar 30 anos para se conseguir chegar 44 km além de Jundiaí? No século 19 conseguiram em 4 anos a partir do zero…

Nori.Trens
Nori.Trens
3 anos atrás

Bom dia. Eu acompanho os trens de passageiros do EUA e a maioria dá prejuízos infelizmente. Se não der lucro não vai ter mesmo. Meu filho morou na Europa e só viajava de avião pq é barato, trem lá é muito caro tb. Mas gostaria que voltassem esses trens por todo o país. Parabéns pela matéria.

Rafael
Rafael
3 anos atrás
Responder para  Nori.Trens

Verdade inconveniente que não quer ouvir ou saber. Trem de alta velocidade se justifica em país rico, com densidade populacional alta e com a capacidade dos outros modais esgotados. Para não esquecer do aspecto cultural também.

and
and
3 anos atrás
Responder para  Nori.Trens

trens de passageiros enquanto negócios não são lucrativos em nenhum lugar do mundo. sua função é social, não empresarial.

no entanto os ganhos para a sociedade são enormes.

José Roberto Maia
José Roberto Maia
3 anos atrás

Esses malditos políticos e grupos q não deixam o país ir p frente,, projetosq geram empregos diversos em vários níveis de cargos como no caso das ferrovias cargas/passageiros isso deveria ser prioridade 1 não ter burrocracias,tendo emprego significa roda da economia das cidades estados país,se fossem p eles ter dinheiro na cueca esse projeto e tantos outros já estaria em pleno vapor.