TIC Trens estreia na operação da Linha 7-Rubi após fim do Serviço 710

Linha 7-Rubi e 10-Turquesa iniciaram operação separadas nesta quinta-feira, 28, com baldeação necessária em Barra Funda

Trem da Série 8500 chegando na estação Barra Funda (Jean Carlos)
Trem da Série 8500 chegando na estação Barra Funda (Jean Carlos)

E o Serviço 710 virou coisa do passado. Nesta quinta-feira, 28, a operação integrada das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM deixou de existir, com os dois ramais funcionando de forma separada.

Como MetrôCPTM vem explicando há semanas, o ponto de conexão entre as duas linhas passou a ser a estação Palmeiras-Barra Funda. Lá os passageiros precisam descer de um trem, andar até o outro lado da plataforma e seguir viagem na composição em frente.

A CPTM organizou a parada nas plataformas 5 e 6 a fim de facilitar o transbordo sem que os usuários precisem subir e descer escadas. Mas teme-se ainda pela quantidade de pessoas que se encontrarão quando os trens de ambas as linhas estiverem desembarcando.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O intervalo tanto da Linha 7 quanto da Linha 10 é de 6 minutos em média e os responsáveis pelo Centro de Controle Operacional afirmaram que vão buscar um alinhamento entre elas para evitar aglomerações.

Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa vão ser vizinhas em Barra Funda (Metrô CPTM)

Estreia no comando ainda sob supervisão

Esta quinta-feira também marca a estreia da concessionária TIC Trens no comando da Linha 7-Rubi. Seus maquinistas tomam o lugar dos colegas da CPTM e pessoal técnico da empresa passa a gerir a operação, mas ainda sob supervisão da estatal.

É essa a razão para o fim do Serviço 710 já que a TIC não pode ir além de Barra Funda pelo contrato. A fase de transição terá três meses e a partir de 26 de novembro a concessionária ficará sozinha à frente da Linha 7.

A data pode ser postergada, no entanto, caso a concessionária e a CPTM concluam que o processo ainda não está maduro o suficiente. O governo do estado quer evitar o caos que tomou conta das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda quando a ViaMobilidade assumiu ambos.

Estação Barra Funda terá melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)
Estação Barra Funda vira ponto de conexão (Jean Carlos)

Além da mudança em relação ao serviço, a CPTM também decidiu levar a Linha 11-Coral até Barra Funda durante todo horário comercial, das 4h à meia-noite. A princípio, os trens funcionaram até lá apenas no horário de vale (fora do pico).

Em tese ainda não há energia suficiente para que o ramal opere de Barra Funda a Estudantes, porém, a companhia estadual indica que já é possível sim funcionar mesmo no pico.

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
9 meses atrás

Não precisava fazer isto. A FEPASA e a RFFSA compartilhavam esta linha. Os trens da CPTM poderiam compartilhar a linha com os trens da TIC.

Cleber Matheus
Cleber Matheus
9 meses atrás
Responder para  Marcos Henrique Saat

A Linha 10 deveria ter ido para o TIC, assim como era na época da São Paulo Railway.

Guile
Guile
9 meses atrás
Responder para  Cleber Matheus

Tinha que ficar tudo nas mãos da CPTM. O dinheiro que o governo está injetando nessas concessões, inclusive com o governo federal como avalista em caso de calote estadual, é um valor absurdo.

Silvia
Silvia
9 meses atrás

Já estou há 15 minutos aguardando o trem na Vila Aurora…saiu um meio dia,até agora nada

ED soliveira
ED soliveira
9 meses atrás

Uma tristeza o que a privatização nos trás.

Última edição 9 meses atrás por ED soliveira