Nesta quinta-feira, 22, passageiros que utilizam a Linha 9-Esmeralda registraram uma composição andando com uma das portas abertas. As imagens mostram que o trem em questão era da Série 8900, ou seja, um trem novo.
O ramal foi acometido por problemas operacionais devido a falha em um equipamento de manutenção. Entre as 5h e 7h a circulação ficou comprometida entre as estações Jurubatuba e Autódromo.
Segundo postagens em redes sociais, uma das novas composições foi registrada circulando de portas abertas. Em um dos vídeos é possível ver diversos passageiros registrando a cena.
Em outro momento, já em outro trem da mesma série, uma das portas estava isolada (travada). O fato pode ser visto com certa frequência, mas não gera risco ao passageiro.
A ViaMobilidade, que opera o ramal, alegou que a porta foi alvo de vandalismo (veja resposta no fim do texto).

Por questão de segurança um trem jamais deveria andar com as portas abertas. Existem sistemas de segurança que impedem este tipo de conduta.
Aconteceu de novo! Mais uma vez a ViaMobilidade coloca a segurança dos passageiros em risco com viagens de porta aberta.
Incidente já aconteceu outras vezes nas linhas 8 e 9 e na linha 5 lilás em 2023. pic.twitter.com/7EvcZxRazq— Via’I’Mobilidade – incompetência sobre trilhos (@viamobilidadebr) August 22, 2024
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O site buscou informações sobre o ocorrido à concessionária que emitiu o seguinte comunicado:
“A Linha 9-Esmeralda opera normalmente neste momento. Mais cedo, por volta das 7h45, a porta de um trem que operava sentido Osasco não abriu e foi isolada. Contudo, em um ato de vandalismo na região de Granja Julieta, alguns usuários forçaram o equipamento e o mesmo foi reaberto. Tão logo a situação foi identificada, a porta foi novamente fechada para seguir viagem com segurança. O trem foi recolhido para manutenção. A ViaMobilidade lamenta os atos de vandalismo que trazem prejuízos para a operação e patrimônio público.”