Não há previsão de normalização das linhas 11-Coral e 12-Safira, diz CPTM

Liberação das vias após acidente com trem de carga da MRS depende de equipamento especial
Vagões afetados pelo descarrilamento nesta madrugada (Reprodução)

As linhas 11-Coral e 12-Safira, da CPTM, seguem funcionando de forma limitada neste sábado, após um grave acidente com um trem de cargas durante a madrugada. Segundo nota da companhia, não há previsão de normalização no momento.

Não houve feridos mas parte dos vagões e das bobinas de aço que eram transportadas acabaram atingindo as quatro vias dois ramais, impedindo a passagem dos trens. Para retirar o material e restaurar os trilhos, a CPTM aguarda que a MRS, concessionária de carga, envie um veículo especial ao local.

“A equipe técnica da CPTM está no local atuando e aguarda a chegada de um equipamento da MRS para a retirada das cargas e da locomotiva para a liberação das vias. Após esse trabalho, haverá avaliação dos danos causados. No momento, não há previsão de normalização”, diz a nota enviada ao site.

Na Linha 11-Coral, os trens circulam em dois loops: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam em dois loops: entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé. O Expresso Aeroporto ficará suspenso até a restauração da infraestrutura.

Para amenizar o impacto no percurso dos passageiros da CPTM, foi acionado o Sistema PAESE, de ônibus, que circulam nos trechos interditados.

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10 comments
  1. Novamente temos um exemplo prático de ocorrencias de bloqueios com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “Y” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, uma ocorrência ou pane em uma bloqueia este conjunto todo, este fato é corriqueiro, e deveria no máximo ter uma conexão (com a 12-Safira) a não ser que se expanda as construções das linhas após o Brás, pois só a modernização da sinalização é insuficiente, e deverá ser prioritária antes de se fazer esta alteração, uma vez que comprovadamente Trens Metropolitanos deveriam prevalecer em relação aos TIC, pois beneficiam mais usuários, pois a expansão desta Linha 13-Jade deveria ser no sentido do Alto Tietê e jamais Barra Funda sem que se expanda as linhas.
    Trecho Lapa-Brás subterrâneo; o governador eleito prometeu tornar subterrâneo o trecho de vias usado pela CPTM, MRS e ViaMobilidade entre as estações Lapa e Brás.
    Aqui mais um grande equívoco e desconhecimento, em cuja execução é praticamente impossível principalmente em se tratando da CPTM, pois transformar o trecho em vias subterrâneas não significa um ganho para a cidade e para os passageiros, pois além de não aumentar a capacidade de demanda das saturadas linhas existentes principalmente das provenientes do Alto Tietê, ainda envolve custos elevadíssimos, e de ter potencial de interferir na operação das linhas na região por muitos anos.
    Neste caso vale lembrar que os esforços deveriam ser para agilizar a construção da Estação Integrada Água Branca e remover os cargueiros da MRS deste trecho e focar na expansão das Linhas-2 e13 até Guarulhos o mesmo ocorrendo com a periférica Linha-14 Onix com melhor utilização racional da Linha Integradora-710 para redistribuir o fluxo desta região.

    1. Anselmo, Quando se quis, foi fundado o Metrô de São Paulo “do Zero”, com nenhuma experiência nacional em sistemas metroviários. Mas em poucos anos, e a partir de um intercâmbio sobretudo entre brasileiros, alemães e americanos, o Metrô atingiu excelência reconhecida internacionalmente. A CPTM vinha caminhando em sentido parecido, em um trabalho de 2 décadas e meia para se consolidar uma rede de mobilidade metropolitana. Mas o neoliberaloide optou sempre pelo que faz de melhor: arranjar desculpas “técnicas” para evocar o conformismo, à la “não tem jeito”/”você está sendo ‘utópico'”, que de técnico não tem nada!
      Detalhe que a CPTM entregou as melhores linhas (sem cargueiros), para, em tese, facilitar a concessão e a ViaMobilidade não fazem nem 10% do que a CPTM fazia quando administrava a malha L8 e L9. Concessões desesperadas como essa, o monotrilho da Linha 18 jogado fora (mais absurdo ainda) e dos pedágios que só renovou e não fez nenhum deságio (como na Dutra, que é federal, por exemplo) mostra a incompetência que foi o Dória e o Baldy cheios de interesses por trás e tem gente que passa o pano para isso.
      Que pensassem em tudo isso antes de conceder, teremos vários ônus financeiros sim, mas as irresponsabilidades não podem ser relevadas por conta disso. A justiça não funciona do jeito que a matéria quer vender, quem comete irregularidades deve pagar por isso, no caso, o Estado fez uma concessão desastrosa, infelizmente o Estado pagará. Que sirva de aprendizado para o povo parar de incentivar essa política de entreguismo e passe a valorizar as nossas competentes Estatais!

      1. A CPTM recebeu R$ 16 bilhões do estado em quase 20 anos (1998-2017) e não conseguiu sequer manter padrões mínimos de manutenção. Por isso que todo fim de semana desde 2010 a operação é sucateada (com intervalos de 20 min, 30 min ou mais) para a realização de manutenção. O governo do estado e a União investem, a CPTM desperdiça os recursos e as melhorias não chegam aos passageiros.

        Mas a culpa do fracasso da CPTM é de todos menos da própria CPTM?

      2. Caguei,ansioso para o novo governador assumir e fazer concessão dessas linhas da CPTM tudo pra CCR ,E fazer logo a extinção da CPTM que já está mais que atrasada,quem tem quê ter prioridade é a CMSP dona da malha metroferroviaria de SP

        1. Sua solução é tão burra e rasa. Atualmente o montante que o governo paga pra CCR nas concessões chega a R$6 e mesmo assim fazem um serviço bem abaixo do metrô estatal e CPTM exceto na L4 q é uma linha absurdamente fácil de se operar, segundo sua vontade ao final dos próximos 4 anos teríamos uma passagem de R$10 pra cobrir os repasses a concessionárias que não nem o mínimo fazem nas linhas pouco modernas e atualizadas.

        2. Seu desconhecimento é tao absurdo igual aos subsídios que o governo tem que repassar a viamobilidade pra “facilitar a operação”

        3. Menino especial querendo cagar com o transporte todo. CCR já opera porcamente Linhas 8 e 9 – as mais estruturadas que CPTM tinha, só espere o desastre se pegarem linhas 7 e 10.

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