Baldy fala em inaugurar estação Mendes-Vila Natal em agosto

Nova estação da Linha 9-Esmeralda chegou a ter 30 de junho como data de abertura, mas andamento das obras sugere que trabalhos ainda seguirão por algumas semanas
Estação Mendes-Vila Natal em 30 de junho (iTechdrones)

Após ter sido prometida pelo vice-governador Rodrigo Garcia para 30 de junho, a inauguração da estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, deve ficar para agosto.

A previsão foi revelada pelo secretário Alexandre Baldy (STM) em seu perfil em rede social. Ao responder a um seguidor, o responsável pela pasta afirmou que “Nossa expectativa é inaugurar Mendes/Vila Natal já em agosto!”.

Imagens do canal iTechdrones do dia 30 de junho mostram que o consórcio responsável pela obra já está preparando o paisagismo e finalizando a parte de equipamento do piso térreo de acesso. Ainda faltavam, no entanto, alguns elementos na plataforma como placas de sinalização e mobiliário, aparentemente.

Um grande avanço foi notado no viaduto ao sul da estação. As lajes de uma das vias já era preparada para a concretagem e é bastante possível que até a inauguração ao menos um pequeno trecho da estrutura elevada esteja com as obras brutas finalizadas.

Laje do viaduto ao sul de Mendes-Vila Natal (iTechdrones)

Pelo aspecto psicológico, seria um adendo importante já que para abrir Mendes-Vila Natal sem o viaduto, a CPTM montou estruturas provisórias nas vias, incluindo um poste de energia no meio dos trilhos. Poucos metros depois, no entanto, as vias acabam abruptamente.

Já no trecho entre Mendes-Vila Natal e Grajaú, os trilhos e rede aérea de energia estavam praticamente concluídas, assim como a nova subestação. Ainda será preciso realizar testes na extensão, o que pode ocorrer dentro de algumas semanas.

Seis meses de operação pela CPTM

Se a previsão for confirmada, a estação Mendes-Vila Natal vai virar realidade cerca de uma década depois de ter sido anunciada pelo governo do estado. O então governador Geraldo Alckmin revelou o projeto da extensão até Varginha em julho de 2011 durante ampliação do horário de funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô.

Na época, estimava-se que o projeto custaria R$ 260 milhões, valor que acabou sendo bem superior após duas licitações diferentes e diversos atrasos pelo caminho.

Embora vá inaugurar a nova estação, a CPTM só deverá ficar à frente da sua operação até janeiro do ano que vem, quando a concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9, controlada pela CCR e grupo RUASInvest, assumir tanto a Linha 9-Esmeralda quanto a Linha 8-Diamante.

Total
26
Shares
3 comments
  1. Só falam e nada acontece cada dia mais adia a inauguração da estação, uma.pena, o habitante dia bairros próximo seria bem ansiosos com a inauguração

  2. Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kda políticos heim, porque que sempre a mesma ladainha, fazendo o povão de otários.

  3. O iTech Drones postou outro vídeo uma semana depois desse e já começaram fazer a outra lage do viaduto, e essas peças de metal são estruturas pré moldadas que serão concretadas e colocadas no lugar (o segmento maior do viaduto). As placas de sinalização da estação já foram colocas assim como os bancos na plataforma. ainda falta fechar alguns trecho dos muros e fazer a reurbanização do outro lado da estação. Então pode-se dizer que essa data do secretário é bem realista sim.

    Só é uma pena que Varginha não faz parte do mesmo contrato, se fizesse já estaria com as obras brutas sendo finalizadas.

Comments are closed.

Previous Post

Licitação para reativação de plataformas de Palmeiras-Barra Funda não tem interessados

Next Post

“Pacotão” de concessões do governo Doria para a Metra também está sendo analisado pelo TCE

Related Posts