Trem de Sorocaba pode ser melhor que o TIC Campinas: veja 5 razões
Segundo Trem Intercidades deverá ser leiloado no final do ano e promete um serviço mais atraente que ligação para Jundiaí e Campinas

O Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba ainda está em vias de concluir a fase de audiências e consulta pública e deve ser leiloado no final deste ano, mas já é possível prever que o projeto tem grandes chances de ser melhor para os passageiros que o primeiro TIC, entre a capital e Campinas.
As razões são variadas, mas em geral pode-se dizer que o aprendizado com o primeiro leilão de Trem Intercidades pode ter ajudado o governo a elaborar um projeto com mais chances de dar certo.
No TIC Eixo Norte, o pioneiro trem regional proposto pelo estado, foi preciso equacionar algumas situações, como acordos com as concessionárias de carga Rumo e MRS.
Além disso, boa parte do trecho já é atendido pela Linha 7-Rubi (até Jundiaí) enquanto a partir dali há três cidades bastante desenvolvidas pelo caminho.

A solução, na visão de gestões anteriores, foi oferecer um grande pacote que incluiu a linha da CPTM como atrativo.
Já no TIC Sorocaba essa alternativa foi perdida já que o governo Doria leiloou a Linha 8-Diamante em conjunto com a Linha 9-Esmeralda, concorrência vencida pela ViaMobilidade.
Veja a seguir cinco motivos que fazem do Trem Intercidades para Sorocaba mais interessante que o TIC Campinas.
Vias duplas em toda extensão
A melhor notícia do edital do TIC Eixo Oeste foi a decisão de duplicar todo o percurso de 89 km entre Sorocaba e Água Branca. Com isso, a operação dos trens será feita sem limitações, seja por trens de carga ou pela existência de trechos em apenas uma via.
É o dilema do TIC Eixo Norte, que terá essa limitação em vários locais em virtude da ausência de espaço para uma segunda via.

Serviço expresso e parador integrados
Diferentemente da solução proposta para o trem regional de Campinas, a futura operadora do TIC Eixo Oeste terá dois serviços percorrendo todo o trajeto, o expresso (Sorocaba-Água Branca) e o parador, com seis estações – Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno, Carapicuíba e Água Branca.
No Trem Intercidades de Campinas haverá o serviço expresso com parada em Jundiaí e o Trem Intermetropolitano, entre Campinas e Jundiaí, com três estações intermediárias. Quem desejar seguir viagem terá que trocar de trem, a princípio.
Trechos novos mais velozes
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) propõe implantar grandes trechos mais velozes no TIC Sorocaba, incluindo uma extensão paralela à Rodovia Castelo Branco e obras de arte como um enorme viaduto na capital paulista. Isso deve permitir viagens mais velozes e regulares.

Tarifa progressiva
Outro aprimoramento visto no edital é a cobrança de tarifa proporcional ao trecho utilizado. Isso significa pagar de R$ 5,72 até R$ 45, dependendo da extensão da viagem. A TIC Trens, por sua vez, terá três tipos de serviço: a Linha 7-Rubi, com o valor do sistema sobre trilhos de São Paulo, o Trem Intermetropolitano, com tarifa progressiva, e as tarifas variáveis do trem expresso.
Mas a princípio, o passageiro que quiser utilizar dois deles terá de pagar mais de uma tarifa. Seria o caso de alguém que embarque em Louveira rumo à capital. Ele tem como opções seguir pelo Trem Intermetropolitano até Jundiaí e então optar pelo serviço expresso ou a Linha 7, pagando uma segunda tarifa.

No TIC para Sorocaba, o valor sobe conforme a distância a ponto de valer mais a pena usar o expresso se o usuário percorrer todo o trecho. Vale observar ainda que a viagem paradora terá poucas estações no caminho, ao contrário do serviço da Linha 7, mais demorado.
Competição em alguns trechos
Outra novidade no Trem Intercidades Eixo Oeste é que haverá em tese até mesmo opções para os passageiros que embarcam para São Paulo a partir de Amador Bueno ou Carapicuíba. Nessas estações será possível usar a Linha 8, mas também o serviço parador que, neste caso, tem menos estações até Água Branca.
Vale observar, no entanto, que a TIC Trens poderá aprimorar os serviços até criar novos desde que seguindo requerimentos do contrato.
Considerando que esse projeto vai prejudicar completamente a Linha 8 (em especial no seu trecho mais carregado), ele não traz vantagem alguma para a sociedade.
Prejudicar? O Tic Oeste irá utilizar a FAIXA DE DOMÍNIO e não os TRILHOS da linha 8, isso significa que serão construídos novos trilhos ao lado dos existentes. E se o governo mudar de idéia até ano que vem? Sem problemas, até porquê a linha 8 é a própria Sorocabana. Sorocaba tem no mínimo, direito de utilizar essa linha.
O TIC Oeste vai servir mais como uma alternativa luxuosa para quem usa a linha 8, do que realmente atrapalhar a Linha 8.
Na vdd esse TIC e provavelmente todos os outros n terão benefício nenhum pra quem utiliza as linhas existentes, já que as estações de integração não são convidativas, dificilmente alguém vá preferir pegar o tic em Carapicuíba pra chegar em água branca e pagar outra tarifa
Na teoria e no papel é uma coisa. Na prática é outra. Só lembrando que estamos há um ano de época eleitoral e sempre neste tempo que sai coisas assim. Se vai sair do papel assinado para uma construção é outra história, isso se vai sair tal como no projeto.
Eu tenho uma teoria que na época que (e se) ativar os serviços de média e longa, vai haver muita confusão com as tarifas e as formas de pagamento. Claro, isso supondo que os trens estarão ativos na próxima década (que é o previsto.
Em São Paulo já se convencionou a tarifa única universal nos serviços férreos. Sem o Bilhete Único, talvez o sistema seria menos lotado do que já é, ou sei lá.
Quando vier os novos serviços, seja à Campinas ou Sorocaba, não duvido da confusão no atendimento, na questão da espera do trem e mesmo do pagamento de tarifa. Vide que o “Free Flow” gerou uma confusão tremenda, pois as pessoas estão acostumadas com pórticos de pedágio com pessoas cobrando. As pessoas no Brasil ainda são em parte leigas ou acostumadas com mecânicas antigas e simples de atendimento.
Uma coisa que notei é um erro na tabela de comparação de serviços e tarifas que a TIC Trens postou. Primeiro pois não existe serviço suburbano direto entre Sorocaba e Itapevi, e as formas indiretas estão mal retratadas na tabela. O equivalente ao serviço parador são os ônibus, mas a exposição está errada.
Até o trem, são de dois a três ônibus dependendo do horário e dia da semana.
– São Roque à Sorocaba tem serviço de ônibus direto em horários espaçados.
– São Roque à Alumínio e Mairinque tem mais ofertas de serviços. Tal como de ambas às cidades à Sorocaba.
Então entre São Roque à Sorocaba pode ser considerado 2 ônibus. Ambos são “Metropolianos” (regra antiga da EMTU, dado que foi criado na época da criação da RM Sorocaba e da gestão de transporte pela EMTU). O valor está OK (preciso verificar, pois se for pegar 2 ônibus, aumenta)
– Não existe ônibus direto entre Sâo Roque e Amador Bueno (estação de trem). Ônibus passa indiretamente no bairro (apenas na rodovia que corta o mesmo).
– De São Roque à Itapevi existe um serviço suburbano (ARTESP), que opera a cada hora. Este para na estação de trem.
Entre Itapevi à Sorocaba, o equivalente são 3 ônibus dependendo da hora e dia da semana. O valor está próximo de 7 reais.
– Itapevi é ponto final da Linha 8. A partir daqui é possível acessar qualquer serviço ferroviário. O valor é de 5,20 reais.
O valor está próximo ao correto, mas falha quando põe serviços municipais no meio, ignorando os próprios serviços Artesp.