Trem Intercidades para Sorocaba contará com via dupla em toda sua extensão
Projeto também prevê que estações paradoras tenham pontos de ultrapassagem para os trens expressos nos dois sentidos, viabilizando viagens mais rápidas

O Trem Intercidades Sorocaba-São Paulo teve seus documentos publicados para consulta pública. O novo serviço expresso entre as duas regiões tem vantagens importantes em relação ao seu traçado e contará com via dupla em toda a sua extensão.
O site faz uma nova análise com informações recentemente disponibilizadas. Nesta matéria, destacamos os aspectos positivos do novo serviço de trens regionais.
Via dupla
Uma das grandes dúvidas existentes sobre o TIC Sorocaba era o modelo de via a ser adotado. O TIC Eixo Norte (Campinas) foi um balde de água fria, tendo sido modelado com via singela com desvios em alguns pontos.
O TIC Sorocaba será o primeiro a contar com via dupla integral ao longo de todo o trajeto. Entre a estação Água Branca e Sorocaba, os trens circularão em vias dedicadas no sentido interior e no sentido capital.

Estações paradoras com desvios
Outra novidade muito expressiva são as estações paradoras. Com exceção da Estação São Roque, as demais paradas intermediárias (Carapicuíba, Amador Bueno e Brigadeiro Tobias) deverão contar com desvios para ultrapassagem dos trens expressos.
Nestas estações, o TIC deverá ter quatro vias dedicadas. Duas delas pararão na estação, atendendo tanto os trens no sentido Água Branca como Sorocaba. Outras duas vias externas deverão ser posicionadas ao lado, permitindo, assim, a ultrapassagem do trem expresso.
Esta metodologia permitirá maior flexibilidade e viabiliza tanto o trem parador como o trem expresso, minimizando os impactos que os serviços poderão causar no carrossel de trens.
Retificação de traçado
Outra vantagem considerável é a retificação do traçado ferroviário. Esta ação visa remover as curvas desnecessárias, permitindo a criação de uma rota mais retilínea e com maior velocidade média.
As principais retificações deverão ser realizadas no trecho entre Amador Bueno e Brigadeiro Tobias, por onde a Estrada de Ferro Sorocabana executa curvas fechadas em terrenos com topografia bastante acidentada.

Traçado pela Castelo
Por fim, outra diretriz adotada no projeto é a construção de parte das vias do TIC Sorocaba margeando a Rodovia Castelo Branco. O traçado rodoviário permite velocidades de até 100 km/h, algo que pode ser considerado também para a ferrovia, tendo em vista que a geometria será semelhante.
O traçado será realizado em sua maioria em nível, com a presença de alguns viadutos, permitindo a transposição das vias rodoviárias.

O site está fazendo uma série de matérias sobre o novo trem entre São Paulo e Sorocaba. Veja mais detalhes do projeto nas matérias abaixo:
Via dupla é o mínimo a ser feito, só para começar. É o óbvio!
Se não tiver isso, não será viável!
No caso de Campinas vão precisar corrigir isso agora, enquanto é tempo. Caso queiram salvar o projeto, e garantirem que ele seja realmente útil para alguma coisa
Infelizmente, ambos os projetos são distintos, isso porque, no caso do TIC Campinas, parte da faixa de domínio não tem como alocar duas linhas férreas para ida e para volta principalmente na região entre Palmeiras – Barra Funda até Pirituba e Jaraguá até Jundiaí, fora que parte do domínio férreo será utilizado para a segregação ferroviária dos trens de carga da RMS Logística, o que reduz ainda mais o espaço do domínio férreo, fora que, como nunca foi pensado em uma expansão ferroviária, já que, quando as ferrovias estavam sobre a responsabilidade do poder federal (sim, as ferrovias são de competência do poder federal, só as novas ferrovias e linhas de metrô que são de responsabilidade do governo estadual), o governo federal simplesmente abandonou o setor ferroviário, e para piorar, as cidades construirão edificações próximas as ferrovias, o que impede hoje em dia de se construir uma nova ferrovia como o habitual, tinham um plano de um mega túnel para sanar isso, mas isso foi somente um projeto megalomaníaco para angariar votos, já que, além de impossível devido a geologia da região de São Paulo, principalmente na região do pico do Jaraguá, seria muito caro, inviabilizando o projeto, Já o TIC Sorocaba é totalmente novo em sua maior parte, passando por áreas que tem faixa de domínio, e também por áreas totalmente novas que possibilitam a integração com a linha 8- Diamante, tanto que parte dessa ferrovia não vai passar pela antiga estrada de ferro Sorocabana, somente dentro da cidade de Sorocaba, não precisa fazer nenhuma grande intervenção de segregação de trens de carga, já que não existe mais passagem de trens de carga nessa região, terá um traçado totalmente novo, sem as curvas sinuosas da antiga Sorocabana , vai passar por fora da região metropolitana, indo em paralelo com a rodovia Presidente Castello Branco até a chegada com Amador Bueno, e como a Linha 8-Diamante não precisa fazer nenhum compartilhamento com trens de carga, as vias ficam mais disponíveis para a passagem dos trens do TIC Sorocaba, enfim, são projetos distintos, e não tem como um ser usado para o outro.
esse tic vai ter via zero. não vai nem sair do papel. fizeram a toque de caixa , como tudo que a gestão Tarcísio faz