A estação Palmeiras-Barra Funda deverá ser alvo de uma série de investimentos com a chegada do novo serviço do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, em fase de consulta pública.
A estação, que atualmente possui apenas aparatos para o atendimento do serviço de trens metropolitanos, passará por ampliação de áreas importantes além da extensão de suas plataformas, abrindo espaço para a operação do TIC.
De acordo com documentos divulgados pela CPTM, a área destinada ao serviço da Linha 7-Rubi será deslocada e ampliada para prover melhorias na acomodação e no deslocamento dos passageiros. Os novos locais de embarque serão nas plataformas 4 e 5 (plataformas laterais). A nova configuração exigirá expansão do mezanino à oeste e a implantação de 4 novas escadas rolantes.

No que tange ao TIC, uma série de melhorias deverão ser implantadas, entre elas se destacam a criação de uma área para espera para os passageiros do serviço expresso e a ampliação das plataformas 5 e 6.
A criação da área de espera deverá ser baseada nos espaços existentes em aeroportos, onde o passageiro dispõe de um ambiente coberto, climatizado e servido por uma série de lojas e pontos de comércio. Esta nova parte da estação será implantada onde hoje existe um jardim, localizado atrás das lojas do Metrô. Estima-se que o novo local possua uma área de 2.272 m² e capacidade para 1.600 passageiros, o que representa a lotação de duas composições do TIC.

A ampliação das plataformas 5 e 6 será feita para que o novo serviço expresso possa ser acomodado na estação Barra Funda. Observa-se que o projeto visa criar uma segregação entre o ambiente do trem metropolitano e o do serviço expresso. Cabe ressaltar que no quesito mobilidade os passageiros do serviço existente não serão lesados, uma vez que as escadas rolantes e fixas existentes ainda serão dedicadas à Linha 7-Rubi.

As plataformas serão estendidas em 150 metros na direção Leste (sentido Luz). Novas coberturas deverão ser implantadas com uma arquitetura diferenciada. O novo ambiente com 1.500 m² deverá dispor de três novas escadas rolantes e 2 elevadores.

Além da ampliação do espaço dedicado aos passageiros, a nova concessionária deverá realizar adequações e reformas em 800 m² de áreas técnicas. Também haverá cerca de 380 m² de novas áreas dedicadas especialmente para a obtenção de receitas acessórias que poderão ser exploradas pela nova concessionária.
Em âmbito geral, as principais mudanças na estação Palmeiras-Barra Funda visam justamente promover a requalificação do ambiente e criar o cenário ideal para a operação de serviços de distintas características com a mínima interferência possível. Enquanto o TIC poderá ter intervalos que beiram aos 15 minutos e uma experiência de viagem completamente diferenciada, o trem metropolitano visa atingir os 3,5 min com um alto carregamento no futuro. A harmonização da estação faz parte do processo de requalificação deste importante complexo intermodal.
