Trem Intercidades irá até Americana mesmo que Rumo não queira, diz Doria

Locomotiva da Rumo Logística: extensão do contrato de concessão permitirá que Trem Intercidades utilize malha gerenciada pela concessionária

O projeto do Trem Intercidades, abraçado pela gestão de João Doria, ainda não teve seu cronograma revelado pelo governo, porém, é certo que a primeira linha, que seguirá por Jundiaí e terminaria em Campinas numa primeira fase, chegará em Americana.

A afirmação do governador foi feita no sábado (23) em visita à região onde entregou unidades básicas de saúde em Indaiatuba. Doria ainda minimizou a restrição alegada pela Rumo Logística, concessionária de cargas, que diz não haver espaço para trens de passageiros no trecho entre Campinas e Americana:”Essa é uma decisão nossa (ir até a cidade). Se a nossa decisão for essa, a Rumo vai ter que tomar o rumo e vai seguir a mesma linha do governo“, disse ao jornal Correio Popular.

Não será a Rumo ou qualquer outra empresa que vai determinar ao governo o que ele pode ou não fazer. Nem a velocidade do que temos que fazer. Eles serão parceiros, eu tenho absoluta certeza disso“, completou o governador.

A Rumo, por sua vez, declarou em nota que “Em trechos de grande densidade de cargas, o compartilhamento se torna inviável. Nesses casos, o mais adequado seria a construção de uma via exclusiva para passageiros, que ficaria a cargo do Estado ou do futuro operador do trem de passageiros”, a respeito do trecho até Americana. A empresa já concordou em ceder espaço entre Jundiaí e Campinas que “tem pequeno tráfego de cargas e pode ser compartilhado“.

As linhas estudadas pelo governo para Trem Intercidades

Parceria público-privada

A gestão Doria pretende licitar o Trem Intercidades como uma parceria público-privada, mas a modelagem do projeto ainda está sendo analisada. A ideia da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é optar pelo meio mais rápido e benéfico para os passageiros e que serão usados os atuais trilhos para baratear e simplificar sua construção. No entanto, ainda não está claro se o futuro trem regional terá velocidade suficiente para se tornar atrativo para os usuários do transporte individual, o principal concorrente da ferrovia.

 

 

 

Previous Post

Metrô decide rescindir contrato com consórcio principal da Linha 17-Ouro

Next Post
Trem da Série 8500 da CPTM

CPTM fala em levar Expresso Leste para a Barra Funda e Linha 10 para a Luz

Related Posts