A Justiça do Trabalho decidiu que os funcionários da CPTM deverão operar com 100% do efetivo em horários de pico e 80% nos demais períodos durante a greve conjunta com o Metrô e Sabesp, marcada para o dia 3 de outubro, próxima terça-feira.
Segundo determinação da juíza Raquel Gabbai de Oliveira, as cinco linhas da CPTM deverão funcionar normalmente entre 4h e 10h no período da manhã e entre 16h e 21h. Par isso todos os responsáveis pelos serviços de operação de trens, como maquinistas, pessoal das estações, segurança, manutenção e operação, deverão comparecer ao trabalho.
Além disso, o TRT-2 vetou o pedido de liberação das catracas feito pelos sindicatos da categoria. A CPTM alegou que a medida poderia provocar tumulto e risco de acidentes.
Para acompanhar o cumprimento da decisão, a Justiça manterá um oficial de justiça no Centro de Controle Operacional da CPTM, no Brás. Caso os sindicatos descumpram a determinação, receberão uma multa diária de R$ 500 mil, informou o TRT.
Contra as privatizações
A greve marcada para o dia 3 de outubro foi convocada pelos sindicatos dos ferroviários da CPTM, os metroviários e também representantes dos funcionários da Sabesp, a companhia de saneamento do estado.
Em comum, as três empresas estão nos planos de privatização e concessão de seus serviços lançados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pelas declarações dados pelo governo, tanto o Metrô quanto a CPTM deverão ter um papel de gestão e planejamento da malha metroferroviária do estado, deixando de atuar na operação e manutenção de seus ramais.
O cronograma, bastante agressivo, prevê que todas as linhas hoje operadas pelas companhias do estado sejam repassadas à iniciativa privada até 2026.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os sindicatos alegam que operadores privados significam um serviço pior aos passageiros e usam o exemplo dos problemas da ViaMobilidade ao assumir as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM.
O movimento conjunto da próxima terça-feira não terá a adesão justamente das linhas concedidas. Enquanto as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata deverão parar os ramais 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda permanecerão operando normalmente.