Além do novo túnel da estação da Luz, a Linha 4-Amarela também ganhará outro acesso para desafogar o fluxo de passageiros, neste caso na estação Paulista.
Trata-se do famoso túnel de ligação que pretende acabar com a “marcha dos pinguins” para quem vai ou vem da estação Consolação, da Linha 2-Verde.
Assim como na Luz, onde a obra é de responsabilidade da CPTM, no caso das estações no encontro entre a Paulista e Consolação, o trabalho está a cargo do Metrô, que contratou o Consórcio Constran-Telar-SPRail.
A construtora anunciou ter realizado a etapa de concretagem do poço de 31 metros de profundidade que foi aberto para dar acesso à área onde ficará o túnel.
Com isso é possível realizar o emboque desse túnel, que terá 90 metros de comprimento e diâmetro de 6,7 e 8 metros.

“A construção apresenta desafios técnicos significativos, pois o túnel passará sob as fundações de quatro prédios localizados na Avenida Paulista e na Rua da Consolação, além de atravessar abaixo dos trilhos da Linha 2-Verde do Metrô”, disse Marco Botter, CEO da Telar.
Tempo de travessia cairá pela metade
A empresa afirmou ainda que está realizando tratamentos geotécnicos em outras áreas do túnel, que estão recebendo a instrumentação necessária para monitorar um eventual impacto no solo e nas estruturas ao redor durante a escavação.

Com o novo túnel pronto, a capacidade da ligação entre as duas estações subirá de 30 mil para 48 mil pessoas por hora. Além disso, o tempo de travessia cairá pela metade, dos atuais 8 minutos e 20 segundos para 4 minutos e 40 segundos, em média.
O túnel em construção assumirá a tarefa de dar acesso aos passageiros oriundos da Linha 2 que desejam seguir até a Linha 4 enquanto o velho túnel ficará com o fluxo contrário apenas.
A previsão é que a obra seja concluída em meados de 2026.
Ainda vão começar a escavar o túnel e a previsão de entrega é pro ano que vem?
Corta pra CPTM com um túnel em obras desde 2021 e demorando mais uns longos meses para concluir…
é aí que vc pega o político na mentira.
Ano que vem teremos uma desculpa
Logo da inauguração da linha amarela, quando ficou claro o problema de circulação de passageiros, a desculpa dos políticos era que, quando inaugurasse a extensão da linha lilás, o problema acabaria. Agora é aguardar a conclusão desses túneis e esperar a nova desculpa esfarrapada.
Amém !
O que mais me incomoda é não terem feito ou não incluirem nos próximos projetos conexões como nas estações Sé, República ou Ana Rosa onde não é necessário passar por túneis, uma única estação servindo várias linhas