ViaMobilidade coloca último trem da Série 8900 em operação

Concessionária realizou nesta quinta-feira, 06, a entrega da composição A36, que circulará nas linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante. Trens foram fabricados pela Alstom em Taubaté, interior de São Paulo
Trem A36, o último da encomenda junto à Alstom (Jean Carlos)
Trem A36, o último da encomenda junto à Alstom (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, realizou nesta quinta-feira, 06, a entrega para operação da última composição da Série 8900 fabricada pela Alstom.

Com a entrada em serviço da unidade, encerra-se o ciclo de investimentos em novos trens para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessionária por contrato tinha a obrigação de comprar 34 novos trens.

Outras duas composições foram encomendas para substituir dois trens da Série 7000 desativados.

Os trens foram fabricados pela empresa francesa Alstom em Taubaté, interior de São Paulo. O projeto de 288 carros passou por diversos momentos, marcados sobretudo pela complexidade na cadeia produtiva global.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Fábrica da Alstom, em Taubaté (Jean Carlos)

Tais dificuldades fizeram com que o cronograma de entrega fosse fortemente impactado. O prazo original do contrato era de que as 36 composições fossem entregues em janeiro de 2024.

A operação por sua vez deveria ser realizada até abril de 2024, ou seja, foi registrado um atraso de 11 meses em relação ao estabelecido no contrato de concessão.

Por sua vez, a devolução de todos os trens da CPTM teve o cronograma impactado. Mesmo com todos os trens atualmente operacionais, à exceção da composição A30 que está imobilizada por acidente, a ViaMobilidade possui “trens de sobra”.

Composição da Série 7000 operando na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

A devolução teve, inclusive, seu novo cronograma rompido. A previsão era de devolução de todos os trens até janeiro, algo que não ocorreu.

Melhorias

Os novos trens certamente reforçaram a qualidade das linhas que vem ganhando tração em sua avaliação com os passageiros. A proposta de renovação do material rodante traz benefícios tais como:

  • Idade média reduzida da frota
  • Melhor índice de manutenção
  • Tecnologia de comunicação mais eficazes
  • Melhor desempenho energético
Salão de passageiros da Série 8900 (Jean Carlos)
Salão de passageiros da Série 8900 (Jean Carlos)

A estratégia de renovação da frota foi semelhante ao que a CPTM fez ao longo dos anos. Mas, apenas trens novos não resolvem o problema.

O foco agora deverá ser o aprimoramento de sistemas de energia e sinalização. Para que tais trens sejam utilizados em seu máximo potencial é necessário toda a infraestrutura das linhas 8 e 9 com equipamentos robustos e sofisticados, permitindo desta forma uma boa prestação de serviços para a população.

Total
0
Shares
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
A passarela com os módulos pré-montados

Passarela mais longa da Linha 17-Ouro começa a ser montada

Next Post
Projeção do novo túnel entre as estações Consolação e Paulista

Novo túnel entre estações Paulista e Consolação começará a ser escavado

Related Posts