Uso de máscara deixará de ser obrigatório no transporte público de São Paulo

Passageira com máscara facial (Anna Shvets/Pexels)

O Governo do estado e prefeitura de São Paulo anunciaram que a partir desta sexta-feira, 9, o uso de máscara deixa de ser obrigatório nos trens da CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade e nos ônibus da SPTrans e EMTU. A adoção da proteção facial passa a ser opcional e segue sendo recomendado por especialistas.

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, disse o comunicado conjunto de estado e município.

Com adoção da nova medida, o uso de máscara segue obrigatório apenas em ambientes hospitalares e laboratórios no estado de São Paulo.

As máscaras faciais eram obrigatórias no transporte público desde 4 de maio de 2020, semanas após o início da pandemia do coronavírus. Para isso, a prefeitura e o governo do estado publicaram decretos no dia 30 de abril daquele ano. Na época, o estado registrava 24 mil casos da doença, que iniciava um período de grande propagação.

Ao contrário de ônibus e trens, o transporte aéreo dispensou o uso de máscaras em aviões e aeroportos em 17 de agosto.

Previous Post
Trem da Linha 17

BYD fará apresentação sobre portas de plataforma da Linha 17 na Semana de Tecnologia Metroferroviária

Next Post
Estações previstas na Linha 16-Violeta

Depois da Linha 22, Metrô lança licitação para projetos da Linha 16-Violeta

Related Posts