Veja a evolução das obras da estação Varginha em 32 meses

Estação Varginha no começo de junho (iTechdrones)

As obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, se arrastaram por vários anos enquanto o governo não conseguia estabelecer um cronograma confiável para o projeto. Mas de algum tempo para cá, os trabalhos ganharam ritmo, sobretudo após o abandono do canteiro ter sido revelado pelo canal iTechdrones, parceiro do site.

Em 2021, o flagrante inédito das obras paradas chamou a atenção pelo ângulo: graças ao drone operado pelo canal foi possível ter a dimensão clara do problema. Desde 2020, o iTechdrones frequenta a região, acompanhando toda evolução da obra. Dias atrás, o canal publicou um vídeo em que mostra um resumo de 32 meses de cobertura (veja abaixo).

A estação Varginha é parte da extensão de 4,5 km lançada pelo governo do estado há cerca de 10 anos, e ampliar o atendimento do ramal em 110 mil pessoas por dia. Ela deveria ter ficado pronta há muito tempo, porém, uma questão legal impediu que a União contribuísse com investimentos, o que obrigou o estado a relicitar o trecho.

Viaduto rodoviário sendo construído ao sul da estação (iTechdrones)

A primeira estação entregue, Mendes-Vila Natal, só começou a funcionar em julho do ano passado, embora o ex-governador João Doria tenha a inaugurado um ano antes sem que estivesse de fato pronta.

Já Varginha pode passar por uma situação semelhante. A Engibrás, responsável pela obra, está finalizando parte prioritárias como um dos acessos e o acabamento geral do prédio principal, que ganhou brises nos últimos dias. As vias, alimentação elétrica e sistemas estão na reta final, o que permitirá os primeiros testes em breve.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A operação plena, no entanto, depende da conclusão de um viaduto rodoviário ao sul. Com isso será possível utilizar a extensão que conta com área de manobras e estacionamento de trens. Pelas imagens mais recentes, as estruturas de sustentação das vigas do viaduto estão sendo feitas e não será surpresa se o conjunto for finalizado ainda em 2023.

Ainda no segundo semestre, a CPTM (que gerencia a obra) deverá repassar Varginha à ViaMobilidade, permitindo a sua inauguração. O início da operação assistida, no entanto, deve ser bastante restrito até que todos os sistemas e infraestutura esteja em condições de funcionar em conjunto com o restante do canal.

YouTube video

Previous Post
Trecho entre Luz e Barra Funda recebeu melhorias (Jean Carlos)

CPTM reforma cabine seccionadora de Nothmann na Linha 7-Rubi

Next Post

Tatuzão da Linha 2-Verde começa a ser transportado para São Paulo

Related Posts