Após um período de lentidão nas obras e até alguns trechos parados, a Linha 17-Ouro voltou a ganhar um bom ritmo de construção. Segunda linha a ser feita para um monotrilho, a 17 tem apenas a 1ª fase em obras – as demais ainda dependem de desapropriações e licenlças ambientais, além de partes ainda não licitadas.
O blog percorreu na semana passada a avenida Roberto Marinho e constatou que boa parte das 8 estações estão com bom andamento das obras. A mais adiantada é Vereador José Diniz, que já prepara a concretagem das vigas da plataforma (foto acima). Outra estação que toma forma é a Vila Cordeiro, que fica entre a avenida Santo Amaro e Chucri Zaidan.
A estação Campo Belo, que fará a ligação com sua homônima da Linha 5, também encontra-se num estágio bom. Enquanto isso, Chucri Zaidan e Brooklin Paulista continuam sem todos os pilares construídos – essa última já prepara a concretagem do mezanino, mas apenas de um lado da estação.
Uma das estações mais atrasadas, Jardim Aeroporto começou a surgir em meio ao canteiro do pátio Água Espraiada – a estação ficará ao lado do prédio de manutenção, que também teve o ritmo de construção acelerado. Não fotografadas, as estações Morumbi e Congonhas são as mais atrasadas. A parada que conectará o aeroporto tem pela frente a concretagem das fundações e colunas e está com obras de escavação do túnel que ligará a estação ao terminal.
Já a estação que fará conexão com a Linha 9 da CPTM teve apenas as colunas centrais concluídas. O trecho da Marginal, aliás, esteve parado por meses, mas foi retomado há algumas semanas sem, no entanto, envolver a futura estação. A previsão de abertura da Linha 17-Ouro é para o final de 2017. Veja galeria abaixo.