Linha 17

Veja as obras das futuras estações da Linha 17-Ouro em julho de 2015

Paradas começam a tomar forma no eixo da avenida Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo
Estação Vereador José Diniz
Estação Vereador José Diniz
Estação Vereador José Diniz

Após um período de lentidão nas obras e até alguns trechos parados, a Linha 17-Ouro voltou a ganhar um bom ritmo de construção. Segunda linha a ser feita para um monotrilho, a 17 tem apenas a 1ª fase em obras – as demais ainda dependem de desapropriações e licenlças ambientais, além de partes ainda não licitadas.

O blog percorreu na semana passada a avenida Roberto Marinho e constatou que boa parte das 8 estações estão com bom andamento das obras. A mais adiantada é Vereador José Diniz, que já prepara a concretagem das vigas da plataforma (foto acima). Outra estação que toma forma é a Vila Cordeiro, que fica entre a avenida Santo Amaro e Chucri Zaidan.

A estação Campo Belo, que fará a ligação com sua homônima da Linha 5, também encontra-se num estágio bom. Enquanto isso, Chucri Zaidan e Brooklin Paulista continuam sem todos os pilares construídos – essa última já prepara a concretagem do mezanino, mas apenas de um lado da estação.

Estação Vila Cordeiro
Estação Vila Cordeiro

Uma das estações mais atrasadas, Jardim Aeroporto começou a surgir em meio ao canteiro do pátio Água Espraiada – a estação ficará ao lado do prédio de manutenção, que também teve o ritmo de construção acelerado. Não fotografadas, as estações Morumbi e Congonhas são as mais atrasadas. A parada que conectará o aeroporto tem pela frente a concretagem das fundações e colunas e está com obras de escavação do túnel que ligará a estação ao terminal.

Já a estação que fará conexão com a Linha 9 da CPTM teve apenas as colunas centrais concluídas. O trecho da Marginal, aliás, esteve parado por meses, mas foi retomado há algumas semanas sem, no entanto, envolver a futura estação. A previsão de abertura da Linha 17-Ouro é para o final de 2017. Veja galeria abaixo.

Leia no Lulica
O que esperar ao mudar-se para a “terra da rainha” 26/8/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway