Veja perguntas e respostas sobre uso de cartão por aproximação no Metrô de São Paulo
Modalidade começou a ser aceita nesta segunda-feira, 1, nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e deve chegar às linhas 2-Verde e 15-Prata ainda em dezembro
Após anos de atraso, o Metrô de São Paulo passou a aceitar o pagamento da tarifa com cartões de débito e crédito por aproximação. A iniciativa, no entanto, ainda é restrita a alguns bloqueios e por ora apenas nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha – as linhas 2-Verde e 15-Prata devem contar com a opção ainda em dezembro.
Modalidade usada pelos maiores sistemas metroviários do mundo, a tecnologia “contactless” dispensa o uso de bilheterias e também utilizar aplicativos de terceiro como o do cartão TOP, usado no Metrô por meio de um convênio do governo com uma entidade que foi contratada sem passar por uma licitação.
Veja também: quais estações do Metrô de SP aceitam pagamento por aproximação
Ao passageiro, basta aproximar o cartão da área de leitura na catraca e o débito é feito direto em sua conta bancária. Como é um projeto-piloto, o pagamento não pode ser feito ainda com cartões virtuais, pulseiras, celulares ou smartwatches.
Para facilitar a vida dos usuários, o Metrô preparou uma lista de perguntas e respostas. Confira:
Quais cartões de crédito e débito funcionam para pagamento por aproximação no Metrô de São Paulo?
Resposta: Inicialmente, são aceitos somente cartões físicos que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Deverei colocar a senha do meu cartão no bloqueio (catraca)?
Resposta: Não será preciso. Os cartões que têm a função de aproximação ativada não requerem a senha do cartão para uso nos bloqueios (catracas) do Metrô.
Posso passar meu cartão em qualquer bloqueio (catraca) das estações do Metrô?
Resposta: Não. Nesta fase do piloto, as estações contam com bloqueios exclusivos para o pagamento por aproximação. Eles estarão sinalizados para facilitar sua localização pelo passageiro.
É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?
Resposta: Não. O bloqueio (catraca) cobrará na função definida pela sua instituição bancária.
Bloqueio na estação Luz exclusivo para cartão por aproximação (Willian Moreira)
Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?
Resposta: Nessa fase do piloto ainda não é possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios.
É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?
Resposta: Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão de transporte (Bilhete Único ou Top).
Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?
Resposta: Nesse momento, por se tratar se tratar de fase inicial do piloto, será possível passar o cartão 2 vezes com intervalo de 1 minuto entre as utilizações. Depois será possível utilizar o mesmo cartão novamente após 30 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada. Essa parametrização poderá ser alterada no decorrer do piloto, de acordo com os resultados de utilização obtidos.
Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?
Resposta: É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar erro de leitura ou cobrança em cartão diverso do escolhido.
Se o cartão não passar, o que devo fazer?
Resposta: O usuário pode adquirir a passagem na bilheteria ou outros canais de venda disponíveis na estação e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver por que não passou.
O pagamento por aproximação é seguro?
Resposta: O pagamento por aproximação é rápido, prático e seguro. É ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.
