A qualidade da operação dos trens metropolitanos está diretamente associada às condições da via permanente. O site obteve recentemente informações sobre a qualidade das vias da ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O requerimento foi obtido através de pedido de acesso a informações feito à Secretaria de Parcerias em Investimentos, pasta responsável por tornar transparente as informações técnicas dos ramais.
Atualmente a ViaMobilidade possui duas restrições com grau de atenção relevante. Ambas se localizam na Linha 8-Diamante. A Linha 9-Esmeralda, que liga Osasco à Mendes-Vila Natal, não registrou nenhuma restrição de via.
Os problemas na Linha 8-Diamante ocorrem na via sentido Itapevi em dois pontos distintos.
O primeiro problema é relacionado à flambagem de via. Este problema ocorre quando da dilatação térmica dos trilhos. Se a tensão exceder um nível limite da via, para reduzir a tensão acumulada, se distorce longitudinalmente provando um defeito na geometria de via.
A primeira falha está localizada na saída da Estação Carapicuíba na altura do poste 22/18. A velocidade máxima permitida precisou ser reduzida por motivos de segurança, fazendo com que os trens circulassem a no máximo 40km/h no trecho afetado.
A segunda falha se refere a uma Junta Isolante Colada avariada. Essa junta especial nos trilhos atua principalmente para garantir a integridade dos circuitos de via, separando os setores de trilhos eletricamente. Uma falha em JIC pode gerar problemas tanto nos trilhos como no próprio circuito de via, reduzindo a velocidade.
Esta segundo ocorrência está localizada próximo da estação Engenheiro Cardoso, nas proximidades de uma passarela. O ponto exato da falha é no poste 34/01 que possui restrição de 40km/h.
Ao longo da resposta a SPI destacou que as ações de manutenção ocorrem diariamente e podem variar de local conforme o planejamento de atividades.
Ambas as falhas exigem atendimentos mais complexos e, portanto, uso de maquinário e itens especiais para sua resolução.
Aparentemente tem alguma coisa na saída da estação Antônio João para Santa Terezinha que eu passo por lá todos os dias e trem passa bem devagar na curva em frente ao Shopping
Por norma técnica, a circulação é restrita a 45 km/h nas regiões de passagem de nível. Como Antonio João possui passagem de nível de pedestres, os trens devem respeitar essa norma.
Faltou mencionar as restrições de velocidade nas proximidades da ponte sobre o Rio Cotia,entre as estações Antonio Joao e Santa Terezinha.