Destaques Linha 13

Viagem entre Brás e Aeroporto de Guarulhos começará em julho

Governo do estado diz que intervalo entre trens do serviço Connect no trecho será de 24 minutos. Expresso Aeroporto estreará em agosto por 8 reais
Estação Brás da CPTM: em julho a Linha 13 chegará até ela

A Linha 13-Jade está na segunda semana de operação comercial, com intervalos na casa dos 30 minutos, mas o governo do estado garante que em julho estreará o serviço Connect, que ligará o Aeroporto de Guarulhos à estação Brás. A informação foi revelada pelo jornal SPTV da TV Globo nesta terça-feira (12).

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou ainda que o intervalo entre as composições será de 24 minutos, ou seja, menos do que a praticada atualmente a partir de Engenheiro Goulart. Para isso ser possível novos trens serão necessários no chamado carrossel, o fluxo de trens na linha. Hoje apenas duas composições são usadas, uma em cada via, mas já a presença de mais trens estacionados na linha, prenúncio da nova fase.

Para ligar o Brás à Guarulhos será preciso inserir trens da Linha 13 nas vias da Linha 12-Safira. É uma operação de certa forma rara na rede de trens e metrô paulista, mas comum em outras cidades como no Rio de Janeiro (onde as linhas 1 e 2 compartilham vias por vários quilômetros). Para viabilizar a ida até Brás a CPTM terá de intercalar trens até Engenheiro Goulart e também as composições que virão de Calmon Viana (Linha 12). A estação Brás, inclusive, já está sendo preparada para receber a Linha 13, com paineis de informação sendo montados.

Usuários do transporte aéreo

O governo também confirmou o serviço Expresso Aeroporto para agosto. Com saídas apenas em horários de pico, ele sairá da estação Luz, no centro da cidade, e seguirá sem paradas até o aeroporto de Guarulhos. O custo da passagem será de R$ 8,00 e não haverá baldeação livre – quem chegar por trilhos até a estação terá de pagar a nova tarifa.

Pelos relatos e imagens vistos nos últimos dias, a Linha 13 tem atraído um número significativo de usuários do transporte aéreo. Tem sido comum ver pessoas com malas de viagem a bordo dos trens, seja para voos nacionais ou internacionais, um sinal de que as numerosas baldeações e a distância da estação em relação aos terminais não têm sido um impeditivo para os passageiros.

Veja também: Veja como é ir de trem até o Aeroporto de Guarulhos

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

4 Comentários

Click here to post a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Boa noticia, o Metro CPTM poderia informar a quantidade de passageiros transportados diariariamente na Linha 13 Jade, atualmente.

  • Já é um caos conseguir chegar até a estação Braz só com os trens da linha 12 vai ser pior intercalando trens

  • O expresso aeroporto da luz nos horários de pico? pelo que sei, é em 4 horarios, fora dos horários de pico. É o serviço connect que atenderá somente nos horários de pico até o o Brás.

    Não há como colocar um trem na linha 11 com intervalos de 3 a 4 minutos em média. Não há espaço, nem sinalização para isso, sem causar um grande impacto no carrossel dos trens da linha 11.

  • Eu só queria saber se o intervalo entre os trens na linha 13 normal (Eng. Goulart/Aeroporto Guarulhos) vai diminuir. 30 minutos é muito. Acho que o ideal deveria ser 15 a 20. Fora a velocidade também. Achei tanto os trens da linha 13 quanto os da linha 12 vagarosos.

Posts mais compartilhados

AUTOO