ViaMobilidade amplia contrato com a Siemens para sinalização na Linha 8-Diamante
Concessionária busca modernizar sistema na linha e possibilitar melhor atendimento aos passageiros, mas projeto deve ter curta vida. Entenda

A ViaMobilidade, concessionária operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens em São Paulo e pertencente ao grupo da Motiva (antiga CCR), assinou o terceiro aditivo contratual com a Siemens.
A informação foi divulgada na ata de reunião realizada no final de maio deste ano, no qual a diretoria da empresa deliberou sobre novos investimentos na Linha 8-Diamante.
O encontro possibilitou que o acordo fosse fechado com a Siemens Mobility (Brasil) e a Siemens Rail (Espanha), no contrato de “Fornecimento de Sistemas de Sinalização”.
Este contrato, como noticiado por este site no ano passado, trata de implantar o ATO (Controle Automático de Trens) no trecho entre as estações de Itapevi a Júlio Prestes, na região central da capital paulista.

A chegada do ATO na Linha 8 é um investimento à parte do contrato da concessão das linhas 8 e 9 celebrado com o governo de São Paulo e permitirá que os trens circulem de maneira mais automatizada, aumentando o desempenho, reduzindo intervalos médios.
Em 2024, a concessionária promoveu a troca de sinaleiros e outros componentes para sair do “mais analógico” rumo à digitalização e automatização da operação, mas mantendo a presença dos operadores de trens, função essencial na rotina ferroviária.
O informe do aditivo contratual com a Siemens não traz os valores, mas destaca a finalidade de aprimorar a operação e atuação das equipes de manutenção, reduzindo falhas e ou interferências.
Mudança de sinalização no futuro
A modernização do atual sistema de controle de trens ocorre em meio ao projeto de uma nova tecnologia que será adotada tanto na Linha 8 quanto na Linha 9, o ETCS (Sistema Europeu de Controle de Trens) de Nível 2.
Esse novo sistema foi motivo do primeiro aditivo da concessão das linhas 8 e 9 e segue decisão do governo estadual de padronizar o controle dos trens metropolitanos e regionais em um único modelo.
A ideia é implantar o sistema europeu nas linhas da ViaMobilidade, da TIC Trens, da Trivia Trens e também na Linha 10-Turquesa, prevista para ser concedida à iniciativa privada no final deste ano.
“Em 2024, a concessionária promoveu a troca de sinaleiros e outros componentes para sair do “mais analógico” rumo à digitalização e automatização da operação, mas mantendo a presença dos operadores de trens, função essencial na rotina ferroviária.”
Não há nenhuma automatização, o que viamobilidade fez foi concluir o microprocessamento da sinalização no domínio 2.
E a compatibilidade já existe hoje e existiria sem ETCS.
Domínio 2 que a CPTM contratou as obras, recebeu os recursos e não concluiu por pura incompetência.
E é essa CPTM que alguns aqui defendem.
Você claramente argumenta em favor de privatização e concessões.
Qto vc ganha para isso, Ivo? ou Ramos, banido do SSC?
O recurso financeiro só é recebido mediante um contrato e um serviço prestado do outro lado.
Se você afirma tanto que a CPTM recebe dinheiro e não faz, por favor, cite os números dos contratos e as empresas favorecidas. E se possível o nome das pessoas envolvidas em tal ato. Dos 2 lados, do lado do contratante e do lado contratado. Porque algum destino tem que ter esse dinheiro. Se você sabe disso, traga suas informações que ela será de utilidade pública.
Todos nós aqui ficamos no aguardo
Pior doq o show de horrores dessas confecções só esse monte de nome de empresa, metrô, cptm (RIP), viaquatro, viamobilidade, tic trebs, trivia trens, Tarcísio realmente tá destruindo esse estado pqp
Pra ele pouco importa o estado de SP, porque desde o início foi colocado aqui pra ganhar visibilidade e disputar a presidência, mais tarde ele virará as costas e seguirá a vida em seu estado natal. Quem votou foi por fanatismo. Hoje ele está quebrando a estrutura do transporte público, que é uma conquista de anos da população e deixando várias incertezas. Nem o PSDB foi tão irresponsável quanto esse está sendo.