ViaMobilidade apresenta o primeiro trem da Série 5400 repaginado

Trem repaginado na estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
Trem repaginado na estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou a viagem que marca a revitalização do trem da Série 5400, agora denominado como série/frota “Bravo”, ou série B.

A empresa realizou uma apresentação da composição na estação Julio Prestes, no centro de São Paulo, área onde ela não opera atualmente.

A composição foi adquirida no final dos anos 1970 pela Fepasa, antiga operadora estatal que foi responsável pelos mesmos ramais hoje geridos pela concessionária.

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Ao longo de sua história o trem já chegou a operar com composições de 12 carros (vagões). No período CPTM, depois de ter quase toda a frota substituída por composições novas, a série de trens 5000 foi sendo paulatinamente desativada.

As composições que sobraram foram remodeladas para operar com quatro carros num pequeno trecho de aproximadamente 5 km entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, na chamada extensão operacional.

Ao assumir a concessão das linhas 8 e 9, a operadora decidiu realizar uma revitalização dos trens que inclui aspectos técnicos e visuais.

Sob o aspecto visual, o mais evidente é a nova pintura dos trens que passou a exibir as tonalidades cinza e verde, características da empresa. O prefixo B foi adotado em substituição ao número 5400.

Internamente a composição teve repintura nos bancos e partes do salão revisadas incluindo revestimento interno, partes do piso e mapas.

Em aspectos técnicos, o trem passou por uma avaliação de seus elementos mecânicos e elétricos. Tais sistemas exigiram ações mais precisas em termos de manutenção, sobretudo os elétricos que, apesar de robustos, são relativamente antigos.

Após passar por uma bateria de testes para a confiabilidade do trem, o mesmo foi liberado para a operação.

Perspectivas

A ideia é de que todos os trens possam passar pelo mesmo processo de revitalização. Inclusive, um segundo trem já está em preparação para receber as mesmas melhorias.

O parque de trens da Série B tem potencial para se tornar a frota mais longeva de trens metropolitanos em operação sem receber grandes modificações de seu conjunto original estético.

Trem poderá ser o mais duradouro em operação na rede de trens metropolitanos (Jean Carlos)

Entretanto, para manter as composições com bons níveis de confiabilidade e disponibilidade durante boa parte dos 30 anos de concessão, a ViaMobilidade poderá estudar no futuro novos procedimentos de manutenção ou modernizações mais profundas a fim de manter a frota ativa.

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