ViaMobilidade apresenta o primeiro trem da Série 5400 repaginado

Concessionária realizou a revisão técnica do trem e revitalizou o visual interno e externo da composição que deverá atender o trecho entre Itapevi à Amador Bueno
Trem repaginado na estação Júlio Prestes (Jean Carlos)
Trem repaginado na estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou a viagem que marca a revitalização do trem da Série 5400, agora denominado como série/frota “Bravo”, ou série B.

A empresa realizou uma apresentação da composição na estação Julio Prestes, no centro de São Paulo, área onde ela não opera atualmente.

A composição foi adquirida no final dos anos 1970 pela Fepasa, antiga operadora estatal que foi responsável pelos mesmos ramais hoje geridos pela concessionária.

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Ao longo de sua história o trem já chegou a operar com composições de 12 carros (vagões). No período CPTM, depois de ter quase toda a frota substituída por composições novas, a série de trens 5000 foi sendo paulatinamente desativada.

As composições que sobraram foram remodeladas para operar com quatro carros num pequeno trecho de aproximadamente 5 km entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, na chamada extensão operacional.

Ao assumir a concessão das linhas 8 e 9, a operadora decidiu realizar uma revitalização dos trens que inclui aspectos técnicos e visuais.

Sob o aspecto visual, o mais evidente é a nova pintura dos trens que passou a exibir as tonalidades cinza e verde, características da empresa. O prefixo B foi adotado em substituição ao número 5400.

Internamente a composição teve repintura nos bancos e partes do salão revisadas incluindo revestimento interno, partes do piso e mapas.

Em aspectos técnicos, o trem passou por uma avaliação de seus elementos mecânicos e elétricos. Tais sistemas exigiram ações mais precisas em termos de manutenção, sobretudo os elétricos que, apesar de robustos, são relativamente antigos.

Após passar por uma bateria de testes para a confiabilidade do trem, o mesmo foi liberado para a operação.

Perspectivas

A ideia é de que todos os trens possam passar pelo mesmo processo de revitalização. Inclusive, um segundo trem já está em preparação para receber as mesmas melhorias.

O parque de trens da Série B tem potencial para se tornar a frota mais longeva de trens metropolitanos em operação sem receber grandes modificações de seu conjunto original estético.

Trem poderá ser o mais duradouro em operação na rede de trens metropolitanos (Jean Carlos)

Entretanto, para manter as composições com bons níveis de confiabilidade e disponibilidade durante boa parte dos 30 anos de concessão, a ViaMobilidade poderá estudar no futuro novos procedimentos de manutenção ou modernizações mais profundas a fim de manter a frota ativa.

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17 comments
  1. Gostei bastante da revitalização, deu uma sobrevida a esses trens, espero que os mantenham de forma adequada

    1. Verdade, ficou muito boa a revitalização dos trens e dá uma boa sobrevida para eles mesmo porque o trecho que eles percorrem é bem pequena ! dá para levar mais uns 10 anos até comprar uma nova familia de trens !

      1. Vc leu o artigo antes de comentar?? A concessão é de 30 anos. Igual ao tempo de vida útil de um trem novo.

        Reformar essa frota para daqui 10 anos comprar novos é jogar dinheiro fora pois a concessão acabaria com a concessionária entregando trens relativamente novos. Nao faz o menor sentido postergar a compra de novos pois o periodo da concessão já está correndo.

        Tenha a certeza de que essa reforma é similar a daquele 4800 que foi pintado de vermelho: circular um pouco de tempo antes de ser baixado

        A ideia da Via é mostrar aos usuários da extensão que eles nao foram esquecidos ja que nos proximos meses vao entrar trens novos da Alstom no trecho principal. Mas nada alem disso.

        1. Comprar trens novos para uma extensão operacional que transporta 1300 pessoas por dia? Essa extensão nem deveria existir, o governo do estado desperdiçou R$ 80 milhões em obras inúteis nela.

          Itapevi ficaria melhor se esses R$ 80 milhões tivessem sido repartidos entre saúde, educação, segurança e cultura do que para bancar obras de um trem-fantasma que quase ninguém usa.

    2. Parabéns, deveriam fazer isso,com mais carros e serem aproveitados em ferrovias que foram abandonadas, até que seja possivel adquirir novos trens e não.
      Os mesmos poderiam ser aproveitados na extensão entre Amador Bueno e Mairinque, trexo esse que será necessário, ser revitalizado.

  2. Os trens ficaram lindos!

    Só não entendo o porque ainda não adotaram jm trem direto entre Amador Bueno e Júlio Prestes. Claro que a demanda é baixa mas poderia adotar-se o esquema de looping.

  3. A Estação Ambuitá está prestes a ser reconstruída e a passagem de nível perto de Santa Rita, fechada, sendo que após essas ações mais a recuperação dos outros 5400 Frota B fará com que a extensão use as duas vias, pois hoje usa só uma para ida e volta e talvez a demanda aumente um pouco mais a partir disso. Por enquanto os antigos trens estão bons para circularem lá na extensão, lembrando que os 1100 circularam por 60 anos se contarmos todo o tempo de vida útil deles, passaram por uma certa modernização entre 1996 e 1997 e ficaram pouco mais de 20 anos de circulação na nova fase, mas claro que a ViaMobilidade não vai manter os velhos trens da Fepasa por todo esse tempo!

  4. A revitalização dos trens da Série 5400, agora denominados como série/frota “Bravo”, ou série B Os trens ficaram ótimos, vagões ferroviários possuem longa vida útil, dependendo como são feitas as manutenções preventivas e corretivas.
    Lembrando que estas composições foram adquiridas no final dos anos 1970 pela Fepasa com o objetivo de uniformização com as da RFFSA já em bitola de 1,6m em substituição aos Toshiba da Sorocabana que possuíam bitola métrica da antiga operadora estatal que apesar de serem da década de 50, ainda operavam na Bahia até 2021, foi responsável pelos mesmos ramais hoje geridos pela concessionária.
    Ficou uma dúvida, se foram instalados ou não Ar condicionado.

  5. Mesmo de graça, só transporta 1300 pessoas por dia. Se cobrarem passagem, a demanda vai cair pela metade. Explique isso, Ligeiro.

    1. Só pra lembrar, TODOS os usuários que desembarcam em Itapevi pagam passagem, independente se embarcam pra Júlio Prestes ou saem da estação. Não fará diferença nenhuma cobrando a tarifa.

      1. Nem todos que embarcam em Amador ou Santa Rita embarcam para Júlio Prestes. Grande parte desses 1300 passageiros usa o trem fantasma para deslocamento interno por Itapevi.

        1. TODOS pagam assim que descem em Itapevi. Tem catraca antes da escada que vai pro mezanino.
          Leitura não é o seu forte.

  6. Reformar trens velhos em vez de comprar novos e modernos mas o bom disso é que os usuários.aqui no site estão adorando .Eu não sei se dou risada ou choro…..

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