ViaMobilidade atinge recorde de aprovação na Linha 5-Lilás

Linha 5-Lilás teve aprovação recorde (Jean Carlos)
Linha 5-Lilás teve aprovação recorde (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, obteve avanços importantes em sua aprovação perante a população. O ramal que liga Capão Redondo à Chácara Klabin recebeu a melhor avaliação da série histórica com 88,9 pontos no Índice Geral de Satisfação.

O site teve acesso aos dados da pesquisa de opinião que consultou 1019 passageiros e traz os principais destaques.

A pesquisa é dividida em sete quesitos distintos. A ViaMobilidade obteve aumento em seis dos indicadores contratuais com um leve recuo no indicador de conforto. As notas obtidas têm como escala os valores de 0 até 100 pontos.

Pesquisa de opinião da Linha 5-Lilás (ViaMobilidade)
Pesquisa de opinião da Linha 5-Lilás (ViaMobilidade)

Notas

No que se refere a confiabilidade, a nota obtida foi de 90,7 pontos. O principal destaque neste quesito foi a quantidade de bloqueios nas estações, escadas rolantes e as viagens, que são mais regulares e com poucas paradas.

No quesito conforto, a nota foi de 78,4 pontos. Neste sentido houve redução comparada a pesquisa no período anterior.  Os principais destaques para os passageiros são a limpeza das estações, trens e a iluminação dos ambientes.

Pontos de atenção apontados na pesquisa se referem principalmente a lotação dos trens e as condições de embarque e desembarque. Também existem críticas à situação da limpeza nos terminais de ônibus, apesar deste indicador não ser de responsabilidade da concessionária.

Melhorias nos indicadores da Linha 5-Lilás (ViaMobilidade)
Melhorias nos indicadores da Linha 5-Lilás (ViaMobilidade)

O indicador de segurança pública obteve grande alta. A nota obtida foi de 89,6 pontos, mais de 14 pontos comparado a pesquisa anterior. Os destaques são as ações dos funcionários para evitar roubos e furtos.

No quesito segurança operacional, a nota foi de 90,8 pontos. Os itens melhor avaliados pelos passageiros foram as ações da empresa para evitar acidentes.

A melhor pontuação da pesquisa foi no quesito rapidez. A nota da concessionária foi de 94,5 pontos, sendo os principais destaques o tempo de viagem dentro dos trens.

Cabe citar que a Linha 5-Lilás passa pelo eixo de avenidas movimentadas, gerando economia de tempo para os passageiros que optaram pelo transporte por ônibus ou transporte individual.

Pontual dos subindicadores (ViaMobilidade)
Pontual dos subindicadores (ViaMobilidade)

O atendimento aos usuários obteve nota de 85,6 pontos. Sendo o principal destaque a atuação dos empregados, com destaque aos agentes de atendimento e segurança que atuam nas estações.

O indicador de informação ao usuário obteve pontuação de 89,9 pontos. O destaque vai para a compreensão das placas e cartazes, bem como a disseminação sobre riscos de acidentes.

Por fim, o indicador de acessibilidade obteve pontuação de 91,2 pontos. Os passageiros apontam como principais diferenciais a atuação dos empregados no atendimento preferencial e a facilidade de deslocamento por pessoas PCD.

Pontual dos subindicadores (ViaMobilidade)
Pontual dos subindicadores (ViaMobilidade)

Pontuação recorde

A nota de 88,9% no IGS refletiu em uma pontuação máxima de 1 para o ISU (Índice de Satisfação do Usuário) que é uma das métricas utilizadas para a avaliação da concessão.

Durante a pesquisa de opinião, 85,9% dos passageiros aprovaram os serviços prestados pela ViaMobilidade na Linha 5-Lilás, que tem se tornado o serviço de mobilidade preferencial na região.

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