ViaMobilidade concluiu 40% dos empreendimentos da concessão das linhas 8 e 9

Estação Santa Terezinha após reformas (Jean Carlos)
Estação Santa Terezinha após reformas (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, atingiu a marca de 40% de investimentos concluídos dentro do contrato de concessão.

A empresa tem a obrigação de realizar 71 melhorias operacionais nas linhas 8 e 9. Os investimentos englobam desde a compra de novos trens e reforma de estações, até melhorias em sistemas de sinalização, construção de passarelas e adequações ambientais.

Estação Júlio Prestes em obras (Jean Carlos)
Estação Júlio Prestes em obras (Jean Carlos)

Em 2024, a concessionária concluiu 18 intervenções. Destas, 12 se referem a reformas nas estações e uma envolve a melhoria no sistema de sinalização. Veja a lista das ações abaixo:

Realizações em 2024 – 18 Empreendimentos

  • Reforma da Estação Santa Terezinha (E1);
  • Reforma/ampliação da Estação Lapa (E8);
  • Reforma da Estação Palmeiras – Barra Funda (E16);
  • Reforma da Estação Carapicuíba (E18);
  • Reforma da Estação Barueri (E19);
  • Reforma da Estação Cidade Universitária (E25);
  • Reforma da Estação Cidade Jardim (E28);
  • Reforma da Estação Vila Olímpia (E29);
  • Reforma da Estação Berrini (E30);
  • Reforma da Estação Morumbi (E31);
  • Reforma da Estação Jurubatuba (E35);
  • Reforma da Estação Primavera – Interlagos (E37);
  • Complementação do Acesso Norte da Estação Jd. Silveira (E40);
  • Implantação de Passarela entre o Parque Villa Lobos / Cândido Portinari e a Ciclovia Rio Pinheiros (E41);
  • Readequação da passagem de nível Folha de SP (E42);
  • Construção da passarela Avenida Brasil – SESI (E43);
  • Pavimentação Estrada do Prado – LINHA 8 – km 42+000 (E49);
  • Migração do Domínio 2 da Linha 8 (E54);
  • Aquisição e liberação operacional de 34 novos trens da série 8900 (E68);

A concessionária ainda possui 41 empreendimentos em aberto. Entre eles estão a reforma de 22 estações nas linhas 8 e 9. Alguns dos empreendimentos citados na lista já foram concluídos no começo de 2025, como a liberação da composição A36 e a entrega da Estação Ambuitá que foi projetada pela Promon e Tetra.

36 trens da Série 8900 entregues (Jean Carlos)
36 trens da Série 8900 entregues (Jean Carlos)

Empreendimentos a serem realizados – 41 obras

  • Reforma da Estação Sagrado Coração (E2);
  • Ampliação da Estação Imperatriz Leopoldina (E3);
  • Ampliação da Estação General Miguel Costa (E5);
  • Reforma da Estação Comandante Sampaio (E6);
  • Ampliação da Estação Antônio João (E7);
  • Reforma da Estação Amador Bueno (E10);
  • Reforma da Estação Santa Rita (E11);
  • Reconstrução da Estação Ambuitá (E12);
  • Ampliação da Estação Osasco (E13);
  • Reforma da Estação Domingos de Moraes (E14);
  • Reforma/Restauração da Estação Júlio Prestes (E15);
  • Reforma da Estação Presidente Altino (E17);
  • Reforma da Estação Jandira (E20);
  • Reforma da Estação Engenheiro Cardoso (E21);
  • Reforma da Estação Itapevi (E22);
  • Reforma da Estação Ceasa (E23);
  • Reforma da Estação Villa Lobos – Jaguaré (E24);
  • Ampliação da Estação Pinheiros (E26);
  • Reforma da Estação Hebraica-Rebouças (E27);
  • Reforma da Estação Granja Julieta (E32);
  • Reforma da Estação Socorro (E34);
  • Reforma da Estação Autódromo (E36);
  • Construção da passarela Jardim Portela (E44);
  • Construção da passagem inferior Av. Dr. Alves Ribeiro (E45);
  • Construção da passarela Jardim Santa Rita (E46);
  • Construção da passarela Jardim Sorocaba (E47);
  • Erradicação da passagem de nível Estrada do Prado– Linha 8 – km 42+000 e 42+200 (E51);
  • Obras na via permanente Estação Osasco (3a plataforma) (E55);
  • Intervenções do 1º Grupo (E56);
  • Intervenções do 2º Grupo (E57);
  • Realocação para Pátio Eng. São Paulo (E58);
  • Realocação para Pátio Brás (E59);
  • Realocação para Pátio PET Linha 13 (E60);
  • Telecomunicações (E61);
  • Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E62);
  • Telecontrole de energia no CCO (E63);
  • Telecomunicações (E64);
  • Suprimento de Energia – Subestações e Cabines (E65);
  • Telecontrole de energia no CCO (E66);
  • Remobilização de 2 trens (E69);
  • Máquinas, Equipamentos e Ferramentas de fornecimento da CONCESSIONÁRIA (E70);

Investimentos em curso

A concessionária registrou um montante de infraestrutura em construção da ordem de R$ 1 bilhão. Os valores correspondem a aquisição de trens da Alstom (R$ 667 milhões), revitalização de trens e estações (R$ 222 milhões), energia e sinalização (R$ 150 milhões) e implantação da oficina de trens (R$ 1,9 milhão).

Investimentos em curso nas Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)
Investimentos em curso nas Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)

A concessionária atingiu 30 empreendimentos concluídos dos 71 previstos em contrato. A finalização dos investimentos deverá ocorrer até meados de 2028. A partir deste ponto a concessionária será responsável unicamente pela manutenção e gestão dos ativos que serão revertidos ao estado após o término da concessão.

2 comments
    1. O serviço continua igual ao da CPTM, né?

      Um dos objetivos da concessão é concluir investimentos que a CPTM projetou, pegou recursos, iniciou as obras e abandonou (por incompetência). Só de terminar as obras de modernização da sinalização ATC que a CPTM abandonou (E54), já é uma melhoria considerável. Até então, a Linha 8 funcionava com uma gambiarra entre o sistema novo da Siemens e o sistema antigo implantado pela Fepasa em 1986 e isso causava um grande número de falhas.

      Outro objetivo da concessão é ter padrão de operação e manutenção, dado que a CPTM não conseguia manter o sistema com um padrão claro. Por mais que o estado investisse recursos, a manutenção da CPTM era pontual e ineficiente. No período eleitoral a CPTM funcionava bem, depois era só gambiarra e retrocessos para recuperar o sistema no período eleitoral seguinte.

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