A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, afirmou que retirou 70% das restrições de velocidade das suas vias. A concessionária teve de diminuir a velocidade dos trens por motivo de segurança.
A redução da velocidade dos trens ocorrida em março deste ano foi ocasionada por ocorrências cada vez mais frequentes nos trens metropolitanos que culminaram em descarrilamentos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A redução de velocidade é uma medida adotada para permitir viagens mais seguras em situação de degradação da via permanente. Essa é uma prática comum quando adotada pontualmente, mas a quantidade de pontos de risco fez com que a velocidade caísse de forma generalizada.

O plano de ação que está em curso tem como principal objetivo a realização da troca de trilhos e dormentes, além das atividades de correção geométrica com alinhamento e nivelamento da via.
A correção geometria é basicamente o procedimento para conformação das vias férreas de forma que se mantenham conforme o projeto de traçado previsto com o mínimo de imperfeições.

A adoção de novos veículos de manutenção adquiridos pela concessionária se tornaram fator decisivo para o aumento do desempenho da manutenção. Através de maquinário especial as atividades se tornaram mais eficazes.
A concessionária afirmou que removeu 42 dos 60 pontos considerados críticos. A meta da empresa é eliminar todas as restrições até agosto.