ViaMobilidade diz ter corrigido 70% das restrições de velocidade das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Restrições foram impostas como medida de segurança. Novos maquinários permitiram acelerar o processo de normalização da velocidade
Manutenção das vias foi intensificada das linhas 8 e 9 (Jean Carlos)
Manutenção das vias foi intensificada das linhas 8 e 9 (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, afirmou que retirou 70% das restrições de velocidade das suas vias. A concessionária teve de diminuir a velocidade dos trens por motivo de segurança.

A redução da velocidade dos trens ocorrida em março deste ano foi ocasionada por ocorrências cada vez mais frequentes nos trens metropolitanos que culminaram em descarrilamentos.

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A redução de velocidade é uma medida adotada para permitir viagens mais seguras em situação de degradação da via permanente. Essa é uma prática comum quando adotada pontualmente, mas a quantidade de pontos de risco fez com que a velocidade caísse de forma generalizada.

Recomposição de lastro na via (ViaMobilidade)
Recomposição de lastro na via (ViaMobilidade)

O plano de ação que está em curso tem como principal objetivo a realização da troca de trilhos e dormentes, além das atividades de correção geométrica com alinhamento e nivelamento da via.

A correção geometria é basicamente o procedimento para conformação das vias férreas de forma que se mantenham conforme o projeto de traçado previsto com o mínimo de imperfeições.

Via após processo de nivelamento e regulação de lastro (ViaMobilidade)
Via após processo de nivelamento e regulação de lastro (ViaMobilidade)

A adoção de novos veículos de manutenção adquiridos pela concessionária se tornaram fator decisivo para o aumento do desempenho da manutenção. Através de maquinário especial as atividades se tornaram mais eficazes.

A concessionária afirmou que removeu 42 dos 60 pontos considerados críticos. A meta da empresa é eliminar todas as restrições até agosto.

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  1. O maior problema foi o abandono da CPTM às estações e linhas, a ccr adquiriu um grande problema cheio de imperfeições e sucateado, acredito que as linhas da CCR funcionam muito bem pelo pouco tempo que está no mercado, o serviço público teve décadas para expandir ou investir no transporte público e não o fez, a cidade sempre ficou com apenas 3 linhas de metrô ( azul, vermelha e verde) desde a década de 1980, a máquina pública é burocrática e corrupta demais para suprir as necessidades do mundo moderno.

  2. Agora falta eles pararem de econimizar energia elétrica porque fora do horário de pico e mesmo no horário de pico no início os trens andam muito abaixo da velocidade esperada, a viagem tem 10 a 15min a mais isso sem falhas né, tá simplesmente absurdo essa gestão, incrível como essas restrições e lerdeza não ocorria antes com a cptm, colocaram a culpa nela pelos assidentes e condições dos trilhos e dormentes, esses mesmos que nunca acarretaram problema na operação da CPTM, nem mesmo os mesmos trens não tinha os problemas que tem hoje, isso tem nome e nós sabemos, incompetência.

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