A ViaMobilidade está realizando a instalação de contadores de passageiros nos trens da Série 7000 que operam nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. As melhorias fazem parte do pacote de investimentos do contrato de concessão.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As imagens registradas recentemente mostram que a composição C48 já possui sensores para contagem dos passageiros nas sancas das portas, localizadas na parte superior dos equipamentos.
Atualmente a Série 2500, que opera na Linha 13-Jade da CPTM, é a primeira e única a contar com o recurso tecnológico.

A concessionária deverá dotar todos os trens com estes equipamentos, de forma que sejam armazenadas informações de quantidade de passageiros dentro do trem.
A ideia é de que os dados recolhidos pelos sensores possam servir de base para a aferição de métricas relacionadas ao bom desempenho dos serviços na concessão.
Um dos indicadores que serão mensurados é o OCP (Ocupação em hora de pico por imagem). Com base nas leituras efetuadas poderá ser mensurada a lotação dos trens.

Atualmente este indicador é feito levando em consideração o peso do trem, que é medido através de sensores de carga.
O governo do estado deverá ter acesso a todas as informações obtidas dos trens diariamente. O sistema de contagem de passageiros deverá mensurar informações como número da porta, estação, sentido de movimento do trem, horário, quantidade de entradas e saídas.