A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou nos últimos dias o içamento de uma passarela metálica nas imediações da estação Carapicuíba.
O projeto está previsto no edital de concessão das linhas 8 e 9 e deverá ser implantado para suprimir a Passagem em Provisória Assistida (PPA) existente na região.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A estrutura deverá fazer a ligação entre a Avenida Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu com a Estrada Porto de Areia onde existem instituições de ensino como o Sesi Carapicuíba.

A estrutura da passarela montada pela ViaMobilidade é composta por uma peça metálica que possui 12 metros de altura e 45 metros de comprimento.
Dessa forma, assim que a montagem da passarela estiver totalmente finalizada os trens poderão circular com maior velocidade na região. O risco de acidentes poderá ser minimizado gerando melhorias na segurança operacional do trecho.

“Assim, a passarela vai substituir a PN existente, permitindo a ligação entre os bairros ao sul da cidade com o SESI Carapicuíba. Com isso, a ViaMobilidade garante maior fluidez na operação, conforto e segurança aos passageiros e moradores do entorno.”
A entrega da nova passarela é prevista para o mês de maio. A concessionária ainda pretende entregar outras obras desta natureza.
“No decorrer da concessão, a ViaMobilidade vai construir sete passarelas, sendo esta em Carapicuíba, quatro em Itapevi (Estrada do Prado, Jardim Sorocaba, Jardim Santa Rita e Jardim Portela), uma na travessia da ciclovia da Marginal Pinheiros, ao lado do Parque Villa Lobos, e uma estrutura para acesso à estação Villa Lobos-Jaguaré”