ViaMobilidade recebe metade da encomenda de 36 novos trens fabricados pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Metade das composições foram entregues para as linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)
Metade das composições foram entregues para as linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu o seu 18º novo trem da Série 8900 (Alpha) no pátio de Presidente Altino.

A entrega desta nova composição é um importante marco para a concessionária que, com ela atingiu 50% de todos os 36 trens encomendados da empresa francesa Alstom. Os trens são fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo.

A aquisição dos 36 novos trens faz parte das obrigações da concessionária dentro do contrato de concessão. Desta forma os ramais deverão ter a maioria da frota composta por trens zero quilômetro.

Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Composições da Série 8900 no Pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

Conforme os novos trens vão chegando ao pátio de Presidente Altino, as demais composições vão sendo testadas e comissionadas. Atualmente 11 trens já operam na Linha 9-Esmeralda.

A 12ª composição segue em testes de comissionamento sem passageiros e, após a liberação das equipes técnicas, deverá operar nas linhas administradas pela ViaMobilidade.

A expectativa é de que as composições que foram cedidas pela CPTM também possam retornar para a estatal. A concessionária já viabilizou o retorno de três dos oito trens da Série 8500. Outros 27 trens das séries 7000 e 7500 deverão retornar.

Revestimento interno da Série 8900/Série A (Jean Carlos)

As novas composições possuem oito carros interligados através de salão contínuo permitindo a distribuição de passageiros ao longo do trem. Deste carros, quatro deles são motorizados.

Os trens vieram com atualizações tecnológicas como mapas dinâmicos que indicam as estações, ar condicionado mais potente, e sistema de sinalização embarcado do tipo ATC (Automatic Train Control) e ATO (Automatic Train Operation) que permitirá o controle autônomo do trem nas partidas, frenagens e abertura de portas.

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