A ViaMobilidade, operadora dos trens metropolitanos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recebeu neste final de semana a terceira unidade dos novos trens da Série Alfa (8900).
A composição foi recepcionada no Pátio Presidente Altino, local onde os trens são retirados dos caminhões e passam pelo processo de encarrilhamento, quando são postos sobre os trilhos.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A entrega ocorre após praticamente um mês após a chegada da composição A02, indicando uma possibilidade de aceleração da fabricação dos trens pela Alstom. A empresa até então alegava problemas na cadeia de suprimentos global devido à demora na entrega da nova série.
Outra novidade importante é a operação da segunda composição já no mês de agosto. A ViaMobilidade realizará os testes dinâmicos no trem, que deverá ser liberado até o final deste mês.

Tendo em vista que os principais testes de desempenho foram realizados na composição A01 (cabeça de série), os demais trens deverão tornar o processo de comissionamento mais rápido, já que os ajustes necessários podem ser realizados na fábrica, em Taubaté.
Com o gradual processo de entrada de novos trens na operação, a concessionária poderá viabilizar a devolução de trens cedidos de volta para a CPTM. O contrato estabelece que os trens da série 8500 serão os primeiros a serem remetidos para a estatal.