A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, encaminhou três aditivos contratuais, sendo o primeiro firmado com o governo do estado e os demais com fornecedores da concessionária.
A confirmação ocorreu em assembleia geral organizada pela concessionária entre agosto e outubro de 2024. A reunião realizada com os acionistas visa obter o aval para o avanço em deliberações estratégicas.
Após discussões e debates, a CCR e o Grupo Ruas decidiram por aprovar a celebração do 1º termo aditivo ao contrato de concessão das linhas 8 e 9. O aditivo visa realizar uma série de reequilíbrios financeiros ao contrato, propõe novos investimentos em sinalização com a implantação do ETCS e também a possibilidade da extensão da Linha 9-Esmeralda para a região central.

A segunda reunião, realizada no final de outubro, deliberou pelo aditamento de dois contratos firmados com a Alstom para o fornecimento de 36 novos trens e com a Siemens (divisão brasileira e espanhola).
No primeiro caso, o atraso na entrega de trens gerou uma série de impasses que deverão ser solucionados neste aditivo. Já o contrato com a Siemens visa regularizar os investimentos no sistema de energia dos ramais.

Cabe citar que não existe previsão para a assinatura do aditivo contratual, sendo necessário tratativas com a SPI/STM, pastas que gerenciam as concessões e que detém o contrato respectivamente.