|

ViaMobilidade testou botão de emergência nas portas de plataforma da Linha 5-Lilás

Dispositivo foi avaliado na estação Chácara Klabin na semana passada e pode ser implantado como reforço na segurança do equipamento

Botão de emergência testado na estação Chácara Klabin
Botão de emergência testado na estação Chácara Klabin (Reprodução)

Além das barras de proteção que começaram a ser instaladas em algumas estações, a ViaMobilidade também está avaliando disponibilizar botões de emergência nas portas de plataforma da Linha 5-Lilás.

O site teve acesso a uma imagem do dispositivo, que foi testado na estação Chácara Klabin entre os dias 13 e 16 de maio.

Segundo a concessionária, os botões foram instalados em quatro portas de plataforma, que operaram de forma independente do sistema principal e sem qualquer alteração na estrutura original.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

“Ao serem acionados, os botões ativam sinalizadores para alertar o operador de uma situação que exige atenção”, explicou a empresa ao MetrôCPTM.

A solução rendundante permanece em análise e, caso seja aprovada, será submetida à validação do governo do estado, para eventual implantação.

Portas de Plataforma da Linha
5-Lilás (Jean Carlos)

Fatalidade acelerou resolução do problema

As ações para ampliar a segurança das portas de plataforma foram tomadas após a morte de um passageiro na estação Campo Limpo, em 6 de maio.

O usuário acabou preso entre as portas de plataforma e o trem e acabou recebendo ferimentos fatais quando a composição deixou a estação.

Como o site mostrou, o sistema metroviário paulista está em transição para um modelo pleno de fachadas de segurança, porém, há vários fornecedores e soluções, além de características diferentes de implantação.

Portas de Plataforma da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
Vão entre as portas de plataforma e o trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

Em algumas estações, o vão é praticamente inexistente enquanto em outras há espaço suficiente para uma pessoa permanecer sem ser percebida pelos atuais sistemas.

A solução buscada é equipar as fachadas com sensores de presença e também barras de proteção que impedem a permanência no local.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *