A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizará a modernização da subestação Imperatriz Leopoldina. Durante as obras de melhorias, a operação da Linha 8 terá alterações.
Segundo comunicado da concessionária, as obras motivarão o desligamento da subestação durante dois meses. A alimentação do trecho será feita pelas subestações de Osasco e Barra Funda.
O desligamento da subestação permitirá a reforma de dois transformadores de alta tensão que convertem a tensão de entrada em 88 mil Volts proveniente da ENEL para valores menores. A potência instalada é de 8 MW.

O desfalque da SE Imperatriz Leopoldina terá impacto direto na operação, que precisará ser equacionada. Durante o horário de pico da manhã, a Linha 8-Diamante deverá operar com um trem a menos.
O intervalo também será alterado. A concessionária estima que ocorrerá o acréscimo de 1 minuto no tempo de viagem entre Júlio Prestes e Barueri (loop principal) e de 2 minutos para o trecho entre Barueri e Itapevi.

O desligamento temporário da subestação representa a queda de 20% da potência instalada total da Linha 8-Diamante, que é estimada em 40 MW. A circulação em menor velocidade e com menos trens evitará eventuais sobrecargas durante a reforma da subestação.