ViaMobilidade vai modernizar subestação Imperatriz Leopoldina

Subestação de Imperatriz Leopoldina passará por modernização (Jean Carlos)
Subestação de Imperatriz Leopoldina passará por modernização (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizará a modernização da subestação Imperatriz Leopoldina. Durante as obras de melhorias, a operação da Linha 8 terá alterações.

Segundo comunicado da concessionária, as obras motivarão o desligamento da subestação durante dois meses. A alimentação do trecho será feita pelas subestações de Osasco e Barra Funda.

O desligamento da subestação permitirá a reforma de dois transformadores de alta tensão que convertem a tensão de entrada em 88 mil Volts proveniente da ENEL para valores menores. A potência instalada é de 8 MW.

Subestação Imperatriz Leopoldina será desligada (STM)
Subestação Imperatriz Leopoldina será desligada (STM)

O desfalque da SE Imperatriz Leopoldina terá impacto direto na operação, que precisará ser equacionada. Durante o horário de pico da manhã, a Linha 8-Diamante deverá operar com um trem a menos.

O intervalo também será alterado. A concessionária estima que ocorrerá o acréscimo de 1 minuto no tempo de viagem entre Júlio Prestes e Barueri (loop principal) e de 2 minutos para o trecho entre Barueri e Itapevi.

Potencia das subestações da Linha 8-Diamante (STM)
Potencia das subestações da Linha 8-Diamante (STM)

O desligamento temporário da subestação representa a queda de 20% da potência instalada total da Linha 8-Diamante, que é estimada em 40 MW. A circulação em menor velocidade e com menos trens evitará eventuais sobrecargas durante a reforma da subestação.

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