Vídeo: Pátio Morro Grande atinge 80% de obras concluídas
Atividades se concentram em acabamentos e implantação de sistemas de eletrificação. Lavador de trens e passarelas no estacionamento estão sendo construídos

As obras da Linha 6-Laranja de metrô estão chegando à sua reta final. No Pátio Morro Grande, que será o centro de operação e manutenção do novo ramal, as obras ultrapassaram 80% de conclusão.
As imagens do canal iTechdrones revelam que as atividades chegaram à fase de conclusão, com maior foco nos acabamentos e sistemas mais sofisticados.
Um dos destaques é o prédio que abrigará o futuro CCO da Linha 6-Laranja. A estrutura, que também abrigará os escritórios administrativos, segue em fase de acabamento externo.
Na região do estacionamento nota-se a conclusão da maioria das vias e das passarelas por onde os funcionários deverão ter acesso aos trens. Ao lado está sendo construída uma estrutura especial para o futuro lavador de trens.
Outro avanço importante é o posteamento da rede aérea. Foram implantados diversos pilares treliçados e pórticos que deverão sustentar os cabos energizados. Alguns dos triângulos (equipamentos de suporte) também foram implantados.
Apesar disso, pelas imagens não é possível identificar a rede aérea. Apenas um cabo branco, possivelmente do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, está presente.
O pátio ainda não está ligado ao túnel de acesso. Esta etapa, entretanto, deverá ser realizada em breve, tendo em vista que a maioria das atividades previstas está rumando para a etapa de conclusão.

Como estão as obras em 14-Bis? Lembro que a Acciona tinha revelado um cronograma completo das obras, mas parece que as coisas não estão avançando tanto por lá…
Acho que você não acompanha as matérias, mas a estação Saracura/14-Bis ficará para o futuro, e o inicio de obras está programada para ano que vem, em 2026, porque infelizmente o IPHAN demorou demais para liberar a área da estação para pesquisa arqueológica, devido a artefatos achados no canteiro de obras (mas na verdade foi o impedimento de ONG,s que queriam que a LinhaUni construísse um museu e a estrutura da escola de Samba (creio que a Vai-Vai) na área da estação, e que a estação se chamasse “Quilombo Saracura/Vai-Vai”, e até na reunião sobre a liberação dos trabalhos da estação, tinham fotos de políticos de esquerda junto a diretoria do IPHAN)
E a Bela Vista faz parte do centro expandido, menos mal,
Tá ficando bonito!
Parece uma base secreta de filme de James Bond.