Vídeo: ViaMobilidade recomeça quase do zero ampliação da Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás

Empresa responsável pelas obras desmontou estruturas anteriores e segue outro processo de montagem das passarelas sobre o Rio Pinheiros. Projeto tem previsão pouco crível de ser entregue ainda em 2024
ViaMobilidade remonta estruturas de ampliação da estação Santo Amaro (iTechdrones)
ViaMobilidade remonta estruturas de ampliação da estação Santo Amaro (iTechdrones)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, praticamente recomeçou do zero a montagem da estrutura de ampliação da Estação Santo Amaro, como mostra um vídeo recente do canal iTechdrones.

A obra está sendo executada pela EGTC Infra S.A, que substituiu a empresa anterior, afastada após uma das estruturas da passarela colapsar em agosto de 2022.

A ampliação da estação é um dos principais investimentos da concessão das linhas 5 e 17. O objetivo é propiciar melhores condições de circulação na integração com a Linha 9-Esmeralda.

Após o acidente, houve alterações estruturais no projeto.

Dentre as mudanças visíveis estão o reforço nos blocos de concreto que servem de base para a implantação dos pilares em V. As estruturas antigas foram completamente demolidas para a construção de novas bases.

Ao mesmo tempo, a empreiteira realizou a desmontagem das estruturas anteriormente implantadas em várias partes da obra. O que se percebe é uma movimentação considerável de funcionários em todas as partes da obra, além de melhor organização comparado à antiga empresa.

Com os trabalhos avançando, a empresa já está realizando a remontagem da estrutura, aparentemente mais reforçada, ao norte da margem leste da ponte.

Na margem oeste, um pilar para apoio foi implantado na porção norte da ponte. Pela sequência de montagem, pode-se estimar que nas próximas etapas ocorra a montagem dos pilares restantes.

Destaca-se também a operação de logística interna da obra que possui diversos guindastes alocados no canteiro. Inclui-se nisso uma balsa que auxilia no transbordo de materiais entre as duas partes do Rio Pinheiros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Durante a retomada das obras, em julho passado, a previsão foi de que a ampliação da estação Santo Amaro será entregue no segundo semestre de 2024, porém, pelo atual estágio, isso parece impossível.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Eu ainda acredito ser possivel, levando em consideraçao o qao rapida foi a obra da estaçao joao dias. Como tudo é empresa privada, pode ser que ate 31/12/24 seja entrega se continuar tudo nesse ritmo.
    inclusive a escada fix na estacao santo amaro de trem, finalmente esta pra ser entregue <3

  2. Pelo jeito que está, essa obra vai demorar muito mais. Essa via mobilidade já começou a perder o nosso respeito depois que manchou na semana passada duas estações de trem da linha 9 esmeralda, como sempre fazendo o que mais sabe pra nos revoltar, então não esperem essa obra ser finalizada até o fim desse ano.

  3. Muito bom que voltaram as obras, pra quem reclama da via mobilidade, deve ter amado o sucateamento das linhas na epoca de CPTM a ponto de usuarios apredejarem os trens 😂😂

Comments are closed.

Previous Post
Metrôs e trens metropolitanos são opções preferenciais de transporte (Jean Carlos)

Metrô abre processo seletivo para 88 vagas de Aprendiz Senai

Next Post
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Metrô assina contrato para levantamento de imóveis para desapropriação do pátio da Linha 19-Celeste

Related Posts