Destaques Linha 13

Veja fotos das obras da Linha 13-Jade em julho

Vias elevadas estão quase prontas, já o viaduto estaiado começa a tomar forma

O viaduto por cima da Via Dutra

Em meio ao intenso trânsito de veículos nas rodovias Dutra, Ayrton Senna e Hélio Smidt a esperança de dias de mobilidade melhor parecem cada vez mais reais. Quem olha para cima já vê imensos trechos de vias e viadutos construídos e estações com seus telhados brancos reluzindo o brilho do sol. Sim, estamos falando da Linha 13-Jade que, com seus pouco mais de 12 km de extensão conectará o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior da América do Sul, aos mais de 330 km de linhas de trem e metrô da Grande São Paulo.

O blog passou pelo local nos últimos dias e fez as imagens abaixo do trecho até a estação CECAP. A construção que mais chama a atenção é mesmo a do viaduto estaiado, parte mais atrasada da obra, mas que está em ritmo acelerado de construção. Os mastros que segurarão os estais duplos já estão tomando forma, mudando a paisagem à beira da Rodovia Ayrton Senna.

Em outros trechos, veículos instalam proteções nas vias e até trilhos já começaram a ser assentados. Os últimos viadutos construídos com a técnica de balanço sucessivo avançam e devem ser concluídos neste semestre. A expectativa é que os testes possam começar no início de 2018 a fim de liberar a linha para inauguração dentro de um ano aproximadamente.

Será um marco em vários sentidos. É a primeira linha nova da CPTM, que herdou as outras seis da Fepasa e CBTU, além de receber trechos da Linha 11 construídos pelo Metrô. Também representa o retorno dos trilhos para o município de Guarulhos, desde que o trem do Jaçanã, que circulava pela região foi aposentado, e que deu origem à famosa música “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. Se vivesse hoje, o sambista poderia ficar mais tempo na casa de sua amada (desde que ele morasse em outra parte de Guarulhos) já que a CPTM opera até bem mais que às 23 horas.

Veja nossa galeria de fotos abaixo:

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment