10 questões sobre o novo Serviço 710, que unirá as linhas 7 e 10 da CPTM

Série 9500 na Luz (CPTM)

A CPTM estreará nesta terça-feira, 04, o “Serviço 710”, nada mais do que a fusão operacional das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, e que já foram unidas num passado distante. Embora tenha preferido manter a identidade dos dois ramais, na prática é como se a companhia tivesse recriado uma “super linha”, com cerca de 100 km e que seria capaz de transportar cerca de 900 mil pessoas por dia fora da pandemia.

A nova operação, que passará a valer durante todo o período de funcionamento, incluindo fins de semana e feriados, promete melhorar a vida dos usuários por eliminar a necessidade de troca de trens em Brás, mas para muita gente a mudança ainda deve causar dúvidas.

Por conta disso, o site preparou uma lista de potenciais perguntas e que foram respondidas com base em dados oficiais e informações obtidas indiretamente. Confira as respostas e comente se não encontrar algo – atualizaremos o artigo conforme surjam novas perguntas pertinentes.

Como vão funcionar as plataformas da estação Brás com o Serviço 710?

A plataforma 1 (utilizada pela Linha 10) passará a ter como destino a estação de Jundiaí. Os passageiros que desejaram seguir viagem além da estação Brás não precisarão mais fazer a troca de plataforma.

Onde o novo serviço vai parar na estação da Luz?

O novo serviço deverá parar na plataforma 1 da estação Luz quando estiver indo sentido Jundiaí/Francisco Morato. Quando o trem estiver com sentido Rio Grande da Serra ou Mauá ele vai parar na plataforma 2 (central). Para o passageiro da Linha 7, a operação na estação da Luz pouca coisa muda, mas para o da Linha 10 será uma grande melhoria.

O intervalo entre os trens vai ser reduzido?

A expectativa é que o intervalo em horário de pico se mantenha próximo dos 6 minutos no trecho Francisco Morato-Mauá. Esse tempo é levemente maior ao que já é praticado na Linha 10. Em contrapartida, os passageiros não precisarão realizar transferências, o que representa economia de tempo em geral. Segundo a CPTM, o intervalo nas pontas de linha serão de 12 minutos (trens intercalados)

Trem da Série 7000 na plataforma 1 de Brás: sem necessidade de desembarcar para seguir até Jundiaí (GESP)

Vou poder ir de Jundiaí a Rio Grande da Serra pagando uma passagem?

Sim, apenas com o pagamento de uma tarifa (R$ 4,40) o passageiro poderá utilizar o serviço em qualquer distância que desejar, assim como ocorre em toda a rede metroferroviária.

Os novos trens da Série 9500 vão circular no trecho da Linha 10?

Sim, os trens coreanos da Série 9500 passarão a prestar serviço na Linha 10-Turquesa. Os maquinistas e os trens já foram devidamente habilitados para possibilitar que o serviço passe a operar no novo trecho.

A CPTM vai usar os trens espanhóis no novo serviço?

Os trens espanhóis da Série 2100 não deverão ser utilizados neste serviço. Sua atuação deverá ficar restrita apenas ao Expresso ABC

E o Expresso Linha 10 continuará funcionando?

O Expresso seguirá operando nos horários de pico da manhã e da tarde, atendendo os passageiros entre Tamanduateí e Santo André.

Trem espanhol da Série 2100 deixa a estação São Caetano: apenas no Expresso (edugjf)

As extensões operacionais vão retornar fora do horário de pico?

Não. A idéia é que seja feito um loop interno com trens intercalados. O passageiros de Rio Grande da Serra e Jundiaí não precisarão realizar transferências para chegar aos seus respectivos destinos. Entretanto, o passageiro que estiver no trecho entre Francisco Morato e Mauá deverá se atentar ao destino do trem. Fora do horário de pico, os trens circulam ao longo de todo o trecho.

E se um trem quebrar? Ele vai prejudicar todo o serviço ou apenas uma das linhas?

Trens que apresentam avaria podem causar prejuízos para a operação de forma total ou parcial. Dependendo do local da ocorrência e do tipo de falha, o serviço poderá ser comprometido em toda sua extensão, mas espera-se que a CPTM tenha estudado estratégias para mitigar tais problemas.

Vai ter trem suficiente para uma viagem tão longa?

Sim, a frota de trens das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa unificadas será o suficiente para que o Serviço 710 possa operar com o mínimo impacto. A frota de trens da Linha 7-Rubi é composta por 30 trens da Série 9500 enquanto a Linha 10-Turquesa possui 13 trens da Série 7000, 8 trens da Série 7500, além de 6 trens para o Expresso Linha 10 da série 2100. Os 5 trens da Série 3000 encontram-se fora de serviço.

A previsão é que o Serviço 710 opere com cerca de 40 trens nos horários de pico.

Como fica a questão da privatização da Linha 7 no futuro? Essa “super linha” será concedida por inteiro?

O governo não se pronunciou a respeito. Por enquanto, o projeto do Trem Intercidades só inclui a Linha 7-Rubi, mas não será surpresa se a gestão Doria resolver conceder a Linha 10-Turquesa também.

Todas as linhas – Rio Grande da Serra/Jundiaí – Rio Grande da Serra/Brás – e vice-versa continuarão a ter integração com a linha 2 Verde do Metrô?

Sim, não há mudança em relação à integração com o Metrô.

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