Estação Francisco Morato deverá ganhar plataforma exclusiva para o TIM

A construção da nova plataforma é um investimento previsto na concessão da Linha 7. O serviço do Trem Intermetropolitano prevê a ligação da estação com a região de Jundiai e Campinas
Trem da Série 9500 na estação Francisco Morato (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A nova estação de Francisco Morato, que foi inaugurada em agosto do ano passado, deverá passar por obras de ampliação. O novo prédio, que é considerado um dos mais modernos e robustos da CPTM, deverá contar com uma nova plataforma que atenderá o novo serviço TIM, Trem Intermetropolitano ligando a estação até a região de Jundiaí e Campinas.

As informações constam da consulta pública da concessão do Trem Intercidades que engloba o serviço da Linha 7-Rubi entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato e o TIM entre Francisco Morato e Campinas atendendo as estações intermediárias.

Segundo os documentos iniciais, a estação deverá ganhar uma nova plataforma central no lado leste da estação. Duas novas vias deverão ser construídas exclusivamente para o novo serviço de forma que o serviço da Linha 7-Rubi não seja afetado.

Além da nova plataforma, também está prevista a instalação de uma nova linha de bloqueios para a contagem dos passageiros. A integração entre os dois serviços será gratuita, bem como o valor das passagens, que será compatível ao valor em vigor em todo o sistema metroferroviário.

Segundo as informações disponíveis nos anexos da consulta pública, o novo empreendimento deverá ser implantado entre o 2º e 4º ano da concessão, ou seja, caso o contrato seja assinado em 2022, a nova plataforma deverá estar pronta até o ano de 2026. Cabe lembrar que o prazo pode ser revisado na versão definitiva do edital.

Local onde a nova plataforma será construída (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Apesar da data estimada, o serviço possivelmente operará com a estrutura existente entre Francisco Morato e Jundiaí assim que a concessionária realizar a assunção da concessão. Lembrando que o trecho deverá passar por uma completa remodelação, incluindo novas entradas no Túnel do Botujuru.

Total
3
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Tem uma via que está sem uso em Francisco Morato no lado Sul da estação, pensei que essa via é que seria utilizada pelo TIM e que não precisasse construir outras plataformas e mudar todo o plano de vias a leste da estação. Bom, se for investido dinheiro só dá futura concessionária, aí problema deles e que se virem com isso, mas dinheiro do povo numa ampliação de uma estação nova já seria demais!

    1. O povo vai pagar do mesmo modo só q ao invés de ser no imposto, vai ser na passagem do TIM. Pois pensa, a empresa privada visa ter lucro, logo, toda construção que a mesma deve arcar tem q ser maior do que as vendas de passagens durante todo o periodo de concessão.

Comments are closed.

Previous Post

Confira os vídeos do Metrô com a evolução das obras em julho

Next Post

Estação Jardim Colonial recebe primeiro trem de monotrilho

Related Posts