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Estação Jardim Colonial recebe primeiro trem de monotrilho

Composição M06 realizou primeiro teste até a nova estação da Linha 15-Prata nesta madrugada, segundo revelou o presidente do Metrô, Silvani Pereira

Estação Jardim Colonial (iTechdrones)

Pouco mais de dois anos após ter suas obras iniciadas, a estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata do Metrô, recebeu a visita do primeiro trem de monotrilho, na madrugada deste sábado, 21.

A informação foi revelada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil em rede social. A composição M06 percorreu o trecho entre São Mateus, atual estação terminal, e a nova parada, com cerca de 1,7 km de extensão.

Desde o começo de julho, a companhia realiza testes de sinalização e sistemas aos fins de semana, a fim de preparar o início da operação da estação, a 11ª do ramal.

Segundo informou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, Jardim Colonial será inaugurada em outubro. Portanto, o início de testes se dá com bastante antecendência à abertura da estação, ao contrário do que ocorreu em Mendes-Vila Natal, nova estação da Linha 9-Esmeralda, que opera de forma bastante simplificada desde a semana retrasada.

Como o site revelou, a estação Jardim Colonial também deverá operar isolada do restante do ramal. Isso porque para ser integrado ao carrossel será preciso concluir outra obra, a das áreas de manobras após a nova parada.

Esse trabalho é responsabilidade do consórcio CEML e ainda está um pouco distante da conclusão, que deve ocorrer em 2022. Por conta disso, o Metrô deverá abrir Jardim Colonial com apenas uma plataforma e um trem indo e voltando até São Mateus, onde os passageiros poderão se conectar com o resntate da linha.

Caso confirme a inauguração em outubro, a estação Jardim Colonial terá levado apenas 30 meses para ser concluída, algo bastante raro para uma obra metroviária. A razão envolve a implantação mais simples e barata que uma estação subterrânea.

Como deverá ser a operação até Jardim Colonial

Isso só não ocorreu em outros trechos por erros de projeto e a própria falta de conhecimento com o novo modal. Infelizmente, agora que o país absorveu e começou a entender esse conceito, a gestão Doria diz não ter interesse em replicá-lo além das linhas 15 e 17.

Assista ao vídeo do canal iTechdrones realizado nesta semana mostrando o estágio das obras na estação.

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