CPTM repara veículo de manutenção com 80% de economia de investimento

O veiculo de manutenção de AMVs faz a socaria e o nivelamento dos equipamentos nas vias férreas. CPTM afirma ter economizado cerca de 80% do valor orçado para o reparo de cinco máquinas
Veiculo de manutenção recém reformado (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Os veículos de manutenção são essenciais para a realização de atividades de reparo ao longo da malha ferroviária. Recentemente, alguns desses equipamentos estão passando por um processo de reforma, sendo que um dos veículos, uma máquina de socaria e nivelamento para AMV, foi entregue para atuar novamente nos serviços de manutenção.

O veículo ferroviário em questão é uma alinhadora e niveladora de AMV modelo 08-275 3S fabricada na Áustria pela Plasser & Theurer no ano de 2009. O equipamento atua em processos de manutenção de via permanente realizando a socaria do lastro da via e alinhamento da mesma na região dos aparelhos e mudança de via, equipamentos importantes para possibilitar a troca das vias pelos trens que estão em operação.

Ficha técnica do veiculo divulgada na licitação (CPTM)

Manter a estabilidade, nivelamento e alinhamento é importante para que as condições de tráfego sejam as mais perfeitas possíveis. Isso evita acidentes e aumenta a vida útil de todos os equipamentos que interagem com a via permanente.

Apesar de o veículo em questão possuir 11 anos de idade, a CPTM abriu processo licitatório para a realização de serviços de reparo nas bancas de socaria deste e de outros veículos de manutenção semelhantes.

No total cinco veículos foram contemplados neste contrato, sendo dois equipamentos para socaria de AMV (SACP-02 e SACP-03) e três equipamentos para socaria de via corrida (SAP-03, SAP-04 e SAP-05). Todos os equipamentos foram fabricados pela Plasser & Theurer

Banca de socaria reformada (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A empresa responsável por executar os serviços foi a VIA PERMANENTE COMÉRCIO E SERVIÇOS INDUSTRIAIS E FERROVIÁRIAS LTDA. A licitação foi aberta em agosto de 2020 e teve o contrato assinado em outubro do mesmo ano. O período contratual é de 19 meses, portanto, ainda existem eventos que deverão ser cumpridos pela empresa.

O grande destaque desta licitação é o seu baixo custo. Foi possível realizar o serviços com uma economia de 80% de recursos financeiros, o que mostra que houve grande vantagem para o ente público, ainda mais considerando o período restritivo imposto pela pandemia da Covid-19. O investimento realizado foi de R$ 4,1 milhões.

Cronograma de eventos (CPTM)

O site teve a oportunidade de conhecer o veículo de manutenção reformado em primeira mão no Pátio Luz da CPTM. Confira abaixo algumas imagens externas e internas deste moderno equipamento de manutenção.

Imagens externas do SACP-03

Imagens Internas do SACP-03

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