Acompanhe ao vivo as novidades sobre a greve no Metrô e CPTM nesta terça, 28

Nova paralisação conjunta foi decidida pelos sindicatos de metroviários e ferroviários. Situação na rede é de serviços suspensos parcialmente
Trens da CPTM e do Metrô (Jean Carlos)

Situação das linhas metroferroviárias nesta terça-feira, 28 de novembro

1 2 3 4 5 7 8 9 10 11 12 13 15
  • Linha 1-Azul com operação parcial entre Tiradentes e Ana Rosa
  • Linha 2-Verde com operação parcial entre Alto do Ipiranga e Vila Madalena
  • Linha 3-Vermelha com operação parcial entre Bresser-Mooca e Marechal
  • Linha 4-Amarela funciona normalmente
  • Linha 5-Lilás funciona normalmente
  • Linha 7-Rubi operação parcial entre Luz e Caieiras com intervalos de 10 minutos
  • Linha 8-Diamante funciona normalmente
  • Linha 9-Esmeralda funciona normalmente
  • Linha 10-Turquesa operação parcial entre Brás e Mauá com intervalo de até 15 minutos
  • Linha 11-Coral operação parcial entre Luz e Guaianases com intervalos de 6 minutos
  • Linha 12-Safira operação normal entre Brás e Calmon Viana com intervalos de 12 minutos
  • Linha 13-Jade operação normal entre Aeroporto-Guarulhos e Eng Goulart com intervalos de 30 minutos
  • Linha 15-Prata segue paralisada

Terça-feira, 28 de novembro

18h30 – Metrô estende operação a Linha 3-Vermelha de Bresser-Mooca até Marechal Deodoro

11h30 – Metrô estende operação da Linha 2-Verde de Clínicas até Vila Madalena

10h00 – Linha 10-Turquesa começou a operar entre Brás e Mauá, como previsto. Apenas a Linha 15-Prata continua completamente fechada.

8h50 – Serviço será retomado entre as estações Brás e Mauá, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro. Objetivo é manter ramal operando até pelo menos 15 horas.

8h48 – CPTM deve iniciar operação na Linha 10-Turquesa a partir das 10 horas de forma parcial.

8h00 – Operação na Linha 12-Safira terá intervalo de 8 minutos até às 10h. Depois até 15h o intervalo será de 10 minutos.

7h25 – Situação permanecia a mesma nesta manhã dia terça-feira, 28. Apenas as linhas 10-Turquesa e 15-Prata não abriram.

6h08 – Expresso Aeroporto está suspenso.

6h01 – Rodízio de veículos foi suspenso nesta terça-feira, em virtude da greve.

5h47 – Linha 10-Turquesa segue paralisada.

5h46 – Linha 12-Safira operação normal entre Brás e Calmon Viana com intervalos de 8 minutos e Linha 13-Jade operação normal entre Aeroporto-Guarulhos e Engº Goulart com intervalos de 30 minutos.

5h45 – Linha 7-Rubi operação parcial entre Luz e Caieiras com intervalos de 8 minutos e Linha 11-Coral operação parcial entre Luz e Guaianases com intervalos de 6 minutos.

5h41 – Linha 15-Prata segue paralisada.

5h40 – Linha 1-Azul com operação parcial entre Tiradentes e Ana Rosa, Linha 2-Verde com operação parcial entre Alto do Ipiranga e Clínicas e Linha 3-Vermelha com operação parcial entre Bresser-Mooca e Santa Cecília.

4h50 – Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que formam o Serviço 710, seguem paralisadas.

4h45 – CPTM consegue colocar as linhas 12-Safira e 13-Jade em operação. Linha 11-Coral, por sua vez, funciona entre Luz e Guaianases com maiores intervalos.

4h40 – Como previsto, as quatro linhas do Metrô não abriram no horário normal. Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, operam normalmente.

4h25 – “Mais uma vez, uma greve abusiva e política dos sindicatos de trabalhadores do Metrô, da CPTM e da Sabesp deve deixar mais de 4,6 milhões de passageiros sem acesso ao transporte sobre trilhos e provocar perdas de mais de R$ 60 milhões ao comércio nesta terça-feira”, afirmou a atual gestão.

4h24 – O governo do estado chegou a se reunir com representantes dos sindicatos na noite de segunda-feira, mas não houve acordo.

4h10 – Linhas da CPTM amanhecem fechadas nesta terça, seguindo o plano de greve. Linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade, funcionam normalmente.

Sexta-feira, 6 de outubro

8h15 – Metrô afirma que a circulação dos trens no trecho entre as estações São Lucas e Jardim Colonial foi retomada. Segundo a empresa, o serviço de manutenção na via levou mais tempo e houve uma falha de sinalização.

8h00 – O Metrô informa que a Linha 15 opera por via singela entre as estações Vila Prudente e Vila União. De Vila União até São Mateus, os trens circulam por ambas as vias. E de São Mateus até Jardim Colonial a circulação ocorre de forma habitual, por uma via. A empresa acionou o PAESE para complementar o serviço.

7h10 – Linha 15-Prata opera com velocidade reduzida por conta de interferência entre as estações São Lucas e Camilo Haddad.

Quarta-feira, 4 de outubro

17h30 – Linha 9-Esmeralda retoma operação normal após mais de um dia com restrições.

12h00 – Linha 9-Esmeralda segue com restrições, mas entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, onde os trens circulam por uma única via. PAESE atende o trecho Vila Olímpia-Pinheiros.

6h05 – O ramal operado pela ViaMobilidade sofreu uma falha elétrica na tarde de ontem e desde então opera parcialmente enquanto a concessionária realiza a manutenção da rede de alimentação.

6h00 – Após um dia com a maior parte das linhas de metrô e trens metropolitanos parada, a malha sobre trilhos funciona normalmente nesta quarta-feira, com exceção da Linha 9-Esmeralda.

Terça-feira, 3 de outubro

21h00 – Sindicatos dos Metroviários e Ferroviários decidem suspender a greve nesta quarta-feira, 4.

18h00 – Linha 9-Esmeralda funciona por via singela entre entre Pinheiros a Jaguaré.

14h30 – Falha afeta a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda que está paralisada entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré. Os ônibus da operação PAESE já foram acionados para atendimento do trecho, informou a ViaMobilidade.

12h53 – O Tribunal de Justiça do Trabalho emitiu nota nesta terça-feira em que informa que a “aplicação de multas por descumprimento de percentuais de funcionamento, abusividade da greve, desconto de dias parados, entre outros assuntos são definidos em julgamento pela Seção Especializada de Dissídios Coletivos (SDC)”. Ela reúne 10 desembargadores que se reúnem para definir as penalidades envolvendo as partes em acordos trabalhistas, mas a assessoria do TRT disse que só se manifestará nos autos do processo.

9h05 – Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários, afirmou que a greve de 24 horas pede o cancelamento dos processos de privatização e terceirização do Metrô, CPTM e Sabesp e lançamento de um plebiscito oficial sobre o assunto.

8h58 – Linhas 7-Rubi e 11-Coral operam entre Luz e Caieiras e Luz e Guaianases desde cedo, porém, intervalos são maiores, disse a CPTM ao BDSP.

8h55 – ViaMobilidade afirmou ao jornal Bom dia São Paulo que o movimento nas linhas operadas pela empresa está menor do que o normal.

7h40 – Castiglioni ainda revelou que a operação contingenciada não foi lançada por conta da falta de condições técnicas e quantidade mínima de funcionários.

7h39 – Presidente do Metrô, Júlio Castiglioni afirmou que até pelo menos 14 horas não existe possibilidade de retomar operação em qualquer das quatro linhas.

7h37 – Presidente da CPTM, Pedro Moro disse que no momento não há condições de abrir mais trechos das linhas.

7h34 – Governador Tarcísio de Freitas afirmou que há mais 200 ônibus em operação nesta terça-feira, além dos 12 mil que são usados normalmente.

Plataforma da etação Pinheiros, da Linha 4-Amarela nesta terça (Jean Carlos)

6h51 – As integrações da Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante, da Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela estão abertas, segundo o governo do estado.

6h46 – Na Linha 9-Esmeralda o intervalo de até 6 minutos entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Osasco.

6h45 – Segundo a ViaMobilidade, a Linha 8 opera com intervalo de até 6 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri e de 12 minutos entre Barueri e Itapevi.

6h35 – Governo diz que linhas 7-Rubi e 11-Coral não estão com transferência aberta no momento.

6h30 – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) chamou o movimento de político e sem pauta. A gestão afirmou que está discutindo a privatização da CPTM e Metrô de forma transparente.

6h05 – Determinação da Justiça do Trabalho obrigava os funcionários do Metrô e da CPTM a manter 100% das linhas em operação durante o horário de pico sob pena de multa diária.

6h03 – Situação nas 13 linhas metroferroviárias permanece a mesma às 6h. Apenas as quatro linhas operadas pela iniciativa privada funcionam. Linhas 7-Rubi e 11-Coral operam parcialmente.

5h35 – SPTrans informou que está estendendo a operação de algumas linhas de ônibus para cobrir trajeto de trens. Não haverá sistema PAESE.

5h23 – Linha 7-Rubi está operando entre as estações Luz e Caieiras.

5h10 – Linha 11-Coral passa a operar entre as estações Luz e Guaianases.

4h40 – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata amanhecem fechadas.

4h20 – Linha 13-Jade e o Expresso Aeroporto também estão paralisados.

4h18 – Linhas 11-Coral e 12-Safira também estão paralisadas, segundo a CPTM. Linha 13-Jade aparece como operando.

4h10 – As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, funcionavam normalmente, segundo a concessionária.

4h08 – A greve conjunta dos metroviários e ferroviários, anunciada para esta terça-feira (3) teve início nas linhas da CPTM. Os ramais 7-Rubi e 10-Turquesa, que formam o Serviço 710, aparecem como paralisados às 4h08.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
31 comments
  1. Esse cara de sapo só fala M*, movimento político o caramba, essa é a única forma de impedir o absurdo que querem fazer com o transporte público de SP. Uma pena não conseguirem parar as Linhas Privatizadas também, seria o ideal.

    Por mim que isso seja igual a greve dos caminhoneiros, a pressão continue gigante e esse turista assuma publicamente que não irá privatizar mais nenhuma linha.

    1. claro que é movimento político
      Todo sindicato é uma extensão do “partido” que está em Brasília
      Deixa de ser cínico

      1. Todas linhas podendo ser entregues de mãos beijadas aquela máfia de consórcio e não se pode manifestar contra…

        Antes ser chamado de cínico do que ser um lambedor de botas de entreguista, quando você pagar mais de 7 reais por um serviço porco vai se lembrar deste dia.

  2. Movimento político, de pessoas querem forçar um terceiro turno. Tarcísio (para o bem ou para o mal) foi eleito e tem a legitimidade das urnas para implementar seu plano de governo.

    A banalização da greve pelos pseudosindicatos controlados por partidos de esquerda radical só serve para jogar a população contra os trabalhadores das empresas públicas.

    Sempre existiu alternativa de negociação, os sindicatos preferem não negociar, querem tornar a sociedade refém de sua vontade.

    1. “Sempre existiu alternativa de negociação”

      Só no fantástico mundo de Ivo …

      Não tem negociação alguma, CPTM e Metrô estão condenados na mão destes entreguistas, quem manda em nosso estados são estes malditos consórcios, especialmente o tal de CCR.

    2. Ivo, seu ponto faz sentido, porém o Tarcísio ganhou principalmente com o voto do interior. O metrô é da região metropolitana então ele deveria seguir o que o povo daqui decidir, por isso concordo com os sindicatos que seria ideal ter um plebiscito para decidir se privatiza ou não

      1. A eleição foi para governar o estado de São Paulo como um todo, não para governar só uma região.

        Os partidos políticos que dominam os sindicatos deveriam respeitar a vontade popular manifestada nas últimas eleições.

        1. Primeiro q ele não disse q ia privatizar o metrô Ivo, nas campanhas políticas ele só disse q ia privatizar a Sabesp, segundo q eleição é pra eleger um governante, enquanto um plebiscito é para decidir com a população sobre uma questão específica, coisa q vc aparentemente, não sabe diferenciar

          1. o plano de governo dele entregue ao TSE não cita nenhuma menção sobre privatização do metrô, cptm ou Sabesp. nenhuma. logo é falácia dele. e falácia também de quem defende ele com o mesmo discurso.

            e mesmo que estivesse no plano, a sociedade tem o direito de debater o tema e as categorias envolvidas o direito de se manifestar sobre. Tarcísio não faz nenhuma coisa nem outra.

            ou seja, o governador é mentiroso. vamos lembrar do caso do tiroteio em Paraisópolis que foi muito mal explicado.

  3. Como usuário da Linha 8, sei o quanto PIOROU depois da privatização, o quanto a empresa se nega a prestar um bom serviço e o quanto ela trata a linha com desdém. Não tem nada de ”político” nessa greve, é apenas uma realidade perigosa que bate à porta, um risco de transformarem todas as linhas existentes numa ”viacalamidade linhas 8 e 9”.

    1. se tivesse privatizado não teria greve .
      privatização já. chega de cabides de emprego.
      o estado brasileiro é caro, corrupto e ineficiente.
      não existe isso de que foi eleito no interior, todos do interior pagam impostos como da capital.
      se for assim, que o ladrão de 9 dedos governe apenas nos Estados que ganhou.

  4. Os sindicatos poderiam negociar e trabalhar em duas frentes:

    – Elevação de receitas do Metrô

    – Obtenção de mais recursos na Assembleia Legislativa.

    O sindicato dos metroviários deveria ter na ponta da língua os números de quanto custa o metrô e onde a empresa pode cortar custos (como no desligamento de funcionários estatutários e comissionados que ganham salários acima do mercado) e onde pode lucrar um pouco mais (como empresa de projetos de engenharia consultiva e na obtenção de receitas não tarifárias).

    O sindicato dos metroviários deveria saber quanto custa contratar novos funcionários e pleitear recursos na Assembleia Legislativa para o orçamento do próximo ano.

    Mas a intenção do sindicato dos metroviários não é cuidar dos empregos dos seus filiados mas sim usa-los como ariete para tentar derrubar o governo atual e colocar políticos de certo partido radical no lugar.

    1. E vc deveria saber qnt custa os subsídios pra empresas privadas Ivo, a prefeitura gasta 7 bilhões com subsídios, isso dava pra construir metade da linha 6 Laranja, assim como a CCR também recebe bilhões do governo do estado.

      Uma hora a conta vai chegar, e o estado não conseguir subsídiar esses valores estrapolados, e vai sobrar pra população pagar, dinheiro dos nossos impostos, indo enriquecer empresários, disso ai vc não fala!

    2. Mas de onde esse indivíduo achou que Metrô e CPTM tem funcionários estatutários? São ambos CLT, ambas empresas com PDVs ativos mas o problema é que graças ao maravilhoso método de partilha dos recursos as empresas públicas ficam por último na câmara de compensação. A questão não é econômica, Ivo. A reportagem do UOL de ontem mostra que a Via Quatro recebeu muito mais que o Metrô que possui quatro linhas ativas, o custo do privado só aumenta pois os reajustes são anuais garantidos por contrato. A greve é sim contra a política de entreguismo e destruição desse patrimônio que foi construído com muito esforço, algo que já está em curso com as inúmeras falhas nas Linhas 8 e 9.

      1. Metrô e CPTM só podem contratar funcionários com autorização da Secretaria da Fazenda do estado e precisam provar que possuem dinheiro para realizar as contratações. O problema é que o sindicato dos metroviários acha isso bobagem, porém não apresenta nenhuma alternativa melhor.

        A “reportagem” não mostrou nada de mais (é público que a jornalista responsável possui simpatia pelos grevistas e usou o UOL para defender sua ideologia). Não há entreguismo, há um plano de governo aprovado nas últimas eleições sendo implementado. Faz parte da democracia protestar, mas os metroviários querem impor sua vontade sobre a população, que votou nas últimas eleições .

        A câmara de compensação fez com que as Linhas 4 e 6 saíssem do papel, do contrário o metrô não seria ampliado. As Linhas 8 e 9 ficaram anos sem investimento da CPTM, apenas vivendo de maquiagem e projetos inacabados. A CPTM recebeu bilhões em investimento e fracassou na modernização das linhas por pura incompetência. Insistir na CPTM é insistir em um futuro sem perspectiva de melhorias reais e cheio de projetos inacabados.

  5. não costumo comentar mas dessa vez eu vou.

    São Paulo não é RJ
    metrô e CPTM não é e não vai virar Supervia.

    o estado nunca cuidou como deveria do transporte sobre trilhos, sempre foi largado a espertise de quem trabalha no campo!
    estado nunca cuidou, nunca investiu!

    a CPTM fez tudo sozinha com tudo o que ela tinha de resto de dinheiro.

    assim como a Cia mobilidade está fazendo tudo o que o governo não fez, está trocando trilhos, dormentes, tudo q o estado não quis desembolsar pra fazer.
    sou amante da empresa e rezo pra ela.corar uma ANTT, uma Anvisa para criar grandes projetos! assim como o metrô!

    mas não, não vou apoiar um bando de gente fazendo greve, deixando de trabalhar, pq multa não assusta, pq não são eles que.pagam a conta.
    não adianta tentar botar medo.

    não adianta viver de falha do passado, e diarréia do passado.
    as coisas melhoram sim, pq aqui não é RJ!

    pode chorar pq a maioria vai apoiar as privatizações!

    1. Tarcísio foi eleito pela maioria
      São Paulo não se resume a capital e.regiao metropolitana.

      ele respresenta a maioria, não adianta querer tirar de contexto. e assim está sendo, ele está correndo atrás de ligar o estado todo atraves da melhor opção possível

      o estado todo está indo pra frente com planos saindo do papel pelo melhor método possível e quem sai ganhando a população, com estações q podem ser revitalizadas, trilhos sendo refeitos e voltando a serem usados como devem, sem serem largados

      1. Perfeito meu amigo Mickey, se rolar um plebiscito, algo altamente improvável por todas as linhas já estão negociadas por Tarcísio e sua corja, ele deveria ser feito apenas nas cidades que são providas de transporte sobre trilhos, não faz sentido nenhum uma cidade do interior localizada a mais de 500 km da capital participar, os quais não entendem a realidade que passamos.

        Já tive a experiência de morar no interior, é totalmente diferente, infelizmente lá Dória, Tarcísio e afins tem muito força, diria até um deslumbre por parte da população local.

    2. Viamobilidade tá um lixo, tá pior que a CPTM. A Linha 5 também piorou depois que saiu do metrô. A linha 4 foi construída pelo Estado, com dinheiro público.

  6. E simples demais !

    Qual a instituicao publica que funciona bem ? correios? poupatempo? cedae no rj ?

    como eram os telefones fixos antes da privatizacao ?

    transporte publico (ninguem nem tem interesse em acabar com as mafias das empresas de onibus)

    o transporte sempre foi sucateado

    o que a via mobilidade pegou na 8 e na 9 e a heranca maldita que nao havia sido reparada

    o abc perdeu monotrilho para beneficiar familia morando dos trolebus

    agora o pedro moro – que recebe parcelado da via mobilidade esta investindo nas outras vias

    podem chorar/ espernear – continuem acreditando em governos socialistas

    eles querem mais miseriam, desemprego, mais sucateamento, mais ma qualidade
    pra ter justificativa pra isso – folga, mau habito, greve por nada

    e o plebiscito ainda daria rruim pra eles

    ahahahahahaha

  7. Infelizmente no passado os sindicatos fizeram greves sem necessidades por questões políticas e perderam muita moral, hoje a reivindicação é mais que justa, pois privatizar o sistema sobre trilhos integralmente e a Sabesp é o mesmo que acabar com SUS. Vocês acham mesmo que vai melhorar? Bem, sem referência do setor público, o setor privado vai investir no lucro e lucro no transporte e saneamento não depende de qualidade do serviço pois são serviços essências. Por isso é bem provável que o sistema sofra baixo investimento ao longo do tempo, como aconteceu com a SuperVia, Metrô Rio e distribuidoras de energia, o primeiro super sucateado, o segundo opera sem grandes investimentos e o terceiro extremamente caro.

  8. Se alguém tivesse a curiosidade de pesquisar o candidato Tarcísio indicado pelo presidente derrotado que já está junto com Ricardo Nunes, iria constatar que não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo no período que foi Ministro dos Transportes por quatro anos, lembrando que São Paulo possui 31,2% da arrecadação nacional ficou o último (27º) em investimentos, e será uma reedição do PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com o esquecimento da revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas com a construção com fechamento do ferroanel prometidas em campanha e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo.
    Até onde querem chegar os dirigentes com estes desvirtuamentos das inúmeras questões crônicas mal resolvidas das verdadeiras atribuições de funções da direção do Metrô/CPTM?
    Para tanto convocaram mais um forasteiro para fazer a função de “marionete” totalmente despreparado para presidência do Metrô, o sr. Júlio Castiglioni Procurador do estado do Espírito Santo.
    Com as inumeráveis postergações das obras físicas os gestores veem colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano diretor”, divulgando e iniciando e interrompendo a execução de novas linhas Metrô em detrimento da CPTM de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público, tais explanações podem ser comprovadas em diversas atitudes descabidas.
    Percebe-se que já se estão pensando num trampolim político no financiamento das próprias campanhas políticas nas concessões afoitas, e não na mobilidade e o bem-estar da população.

  9. o Ivo holanda ataca novamente.

    – o sindicato já cansou de mostrar a falta de investimento no metrô e o sucateamento da empresa
    – a fonte de dinheiro da empresa passa pela camara de compensação que destina 99,8% de toda arrecadação de bilheteria para a CCR. a partir daí a empresa precisa se virar e ficar dependente de repasses do tesouro estadual
    – os contratos com a CCR são lesivos ao estado. se vc tivesse realmente preocupado com o erário público, não estaria aqui defendendo.
    – Tarcísio foi eleito com o voto do interior. na capital seu projeto privatista perdeu, sobretudo na periferia
    – o fato de ser eleito não dá carta branca para fazer o que bem entende. o governador não é dono do estado, é um servidor
    – até hoje vc não me respondeu sobre os 7,3 bilhões em subsídio das empresas de ônibus, que diminuíram a qualidade e a quantidade do serviço e aumentam seu ganho

    1. Você não consegue escrever uma única linha sem agredir ninguém. Não é possível discutir com uma pessoa agressiva e descontrolada.

      1. agressivo ou com argumentos ?

        responde aí: 7,3 bilhões em subsídio das empresas de ônibus, que diminuíram a qualidade e a quantidade do serviço e aumentam seu ganho. explica essa para gente

  10. a linha 6 entrou de greve. e aí como faz?

    cabide de emprego é nos cargos comissionados, aqueles sem concurso que pode colocar qualquer um, como o cunhado do governador ou o irmão da Michele Bolsonaro . e isso não acaba com a privatização, pelo contrário, só aumenta

    todas as empresas e órgãos públicos estão com déficit de funcionamento, logo não há cabide de emprego. e para entrar nos cargos de carreira, precisa de fazer concurso público, que precisa de aval do governador e é aberto ao público. pena q direitista não tem inteligência para passar no concurso, por isso ficam resmungando pela internet e pedindo privatização, pela mediocridade própria

  11. no dia da greve contra a privatização, a linha privada pegou fogo!

    ainda teve que engolir essa, Tarcísio.

    agora Tarcísio e defensores, explica pra nós o plano de privatizar a Sabesp e usar o dinheiro da venda para subsidiar a tarifa pra não ter aumento pro consumidor. é vender a vaca pra depois comprar o leite? vc vende e pega o dinheiro e devolve pro comprador para que ele tenha o lucro dele garantido?

    e os milhões passados todos mês em reequilíbrio financeiro para concessionárias de rodovias, que já são caras?

    e o montante de 99,8% de toda bilheteria para a CCR?

    e o fim das isenções de idoso e passe livre, isenção de ipva pcd e aunento de ICMS depois de tanta privatização?

    jura que é assim que vcs estão diminuindo o tamanho do estado? com aumento de impostos e contratação de empresas privadas com lucro altíssimo e garantido com dinheiro dos nossos impostos? explica pra gente. mas explica com dados. não com frases de efeito de videozinho de whatsapp. se é que tem inteligência pra isso…

Comments are closed.

Previous Post
Fila para o sistema PAESE na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

Polícia Civil aponta que houve sabotagem na Linha 9-Esmeralda em 3 de outubro

Next Post

Nova greve conjunta de funcionários do Metrô e CPTM perde força e linhas operam parcialmente nesta terça, 28

Related Posts