A operação plena do People Mover do Aeroporto de Guarulhos deve demorar mais tempo do que o previsto, segundo o vice-governador do estado, Felício Ramuth.
Em entrevista concedida ao canal Flow News, ele afirmou que o Aeromovel entrará em operação de fato no final de 2025, para logo em seguida citar o prazo como “segundo semestre”.
Ao contrário do governador Tarcísio de Freitas, que costuma tratar o projeto como da alçada do estado, Felício atribuiu a previsão à GRU Airport, concessionária do aeroporto e real responsável pela sua implantação.

O vice-governador, no entanto, cometeu uma gafe recorrente que é chamar o Aeromovel de “monotrilho” e até de “monotrem” quando na verdade se trata de uma tecnologia original mas que circula em trilhos comuns.
Como se sabe, os veículos do Aeromovel se deslocam por meio de propulsão pneumática, feita por geradores e compressores estacionários que produzem um fluxo de ar em um túnel por baixo da via. Essa pressão faz o trem se movimentar.
Atrasos seguidos
Embora a implantação do projeto, em termos de obras civis e boa parte dos sistemas, tenha sido feita em um ritmo bastante célere, a fase de comissionamento e testes tem levado mais tempo do que o previsto.

O consórcio AeroGRU, liderado pela Aeromovel, recebeu as três composições de dois carros no ano passado, mas os testes dinâmicos começaram de forma bastante limitada.
A previsão de inauguração no final de 2024 acabou frustrada e oficialmente fala-se em início de operação em março. A empresa chegou a sugerir que ocorreriam testes com pessoas em fevereiro, mas isso não aconteceu.
A chamada ‘pré-operação’ teve início em janeiro e os veículos têm se revezado no percurso entre a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, e o Terminal 3, internacional, por enquanto transportando sacos de areia que simulam o peso de passageiros.
Um dos testes mais aguardados será o de operação com dois trens que se cruzarão no by-pass instalado em frente ao terminal de cargas. Nesse local há vias duplas, onde as composições seguirão em sentidos opostos, permitindo um headway de 6 minutos.
