Aeromovel deve ter operação plena apenas no 2º semestre, diz vice-governador

Um dos três veículos do Aeromovel próximo ao ponto de ônibus da GRU Airport
Um dos três veículos do Aeromovel próximo ao ponto de ônibus da GRU Airport (rebU)

A operação plena do People Mover do Aeroporto de Guarulhos deve demorar mais tempo do que o previsto, segundo o vice-governador do estado, Felício Ramuth.

Em entrevista concedida ao canal Flow News, ele afirmou que o Aeromovel entrará em operação de fato no final de 2025, para logo em seguida citar o prazo como “segundo semestre”.

Ao contrário do governador Tarcísio de Freitas, que costuma tratar o projeto como da alçada do estado, Felício atribuiu a previsão à GRU Airport, concessionária do aeroporto e real responsável pela sua implantação.

Testes ocorreram no domingo, 12 (rebU)

O vice-governador, no entanto, cometeu uma gafe recorrente que é chamar o Aeromovel de “monotrilho” e até de “monotrem” quando na verdade se trata de uma tecnologia original mas que circula em trilhos comuns.

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Como se sabe, os veículos do Aeromovel se deslocam por meio de propulsão pneumática, feita por geradores e compressores estacionários que produzem um fluxo de ar em um túnel por baixo da via. Essa pressão faz o trem se movimentar.

Atrasos seguidos

Embora a implantação do projeto, em termos de obras civis e boa parte dos sistemas, tenha sido feita em um ritmo bastante célere, a fase de comissionamento e testes tem levado mais tempo do que o previsto.

Vice-governador Felício Ramuth (Flow News)

O consórcio AeroGRU, liderado pela Aeromovel, recebeu as três composições de dois carros no ano passado, mas os testes dinâmicos começaram de forma bastante limitada.

A previsão de inauguração no final de 2024 acabou frustrada e oficialmente fala-se em início de operação em março. A empresa chegou a sugerir que ocorreriam testes com pessoas em fevereiro, mas isso não aconteceu.

A chamada ‘pré-operação’ teve início em janeiro e os veículos têm se revezado no percurso entre a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, e o Terminal 3, internacional, por enquanto transportando sacos de areia que simulam o peso de passageiros.

Um dos testes mais aguardados será o de operação com dois trens que se cruzarão no by-pass instalado em frente ao terminal de cargas. Nesse local há vias duplas, onde as composições seguirão em sentidos opostos, permitindo um headway de 6 minutos.

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