Aeroporto de Guarulhos já tem o seu primeiro ‘People Mover’

Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos
Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

O Aeroporto de Guarulhos já conta com o primeiro de três veículos Aeromovel que serão usados na operação do sistema “People Mover”, que ligará os três terminais de passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.

O consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do sistema, realizou o içamento dos dois carros do trem de cor azul – há outros dois, um com tons de verde e outro de laranja, todos eles montados pela Marcopolo Rail.

A operação ocorreu nesta sexta-feira, 15, sem que o consórcio comunicasse o fato à imprensa. Para não deixar seus leitores alheios ao acontecimento, o site foi até o local para registrar o veículo sobre a via.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos
Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

Tentamos também obter informações junto à GRU Airport, concessionária que opera o Aeroporto de Guarulhos e que é a “cliente” do People Mover, porém a assessoria não demonstrou qualquer interesse em atender nossa demanda e do site parceiro Airway.

Sistema de propulsão pneumática

A entrega do primeiro veículo do Aeromovel é um marco notável para o projeto, que tem sido implantado em tempo recorde. A previsão é que o sistema comece a funcionar em meados deste ano, ligando a estação Aeroporto Guarulhos aos terminais 1, 2 e 3.

O tempo de viagem será de apenas 6 minutos no maior percurso, com intervalos também de 6 minutos. Além de mais veloz e frequente, o People Mover oferecerá muito mais conforto aos usuários já que as estações são acessíveis e os trens, mais espaçosos que os ônibus que realizam as viagens atualmente.

Primeiro Aeromovel do People do Aeroporto de Guarulhos (Jean Carlos)

O Aeromovel é uma tecnologia nacional, criada por Oskar Coester, um ex-funcionário da Varig, que concebeu um conceito em que a propulsão é feita de forma pneumática, por meio de compressão de ar em um túnel abaixo dos trilhos.

O ar move uma espécie de vela que fica abaixo do veículo, que por isso é mais leve que em outros modais. A despeito da tecnologia promissora, o Aeromovel até hoje só teve dois projetos implantados, um na Indonésia e outro no Aeroporto de Porto Alegre.

O sistema de Guarulhos, no entanto, é bem mais extenso e pode dar notoriedade à tecnologia, abrindo o caminho para mais contratos. Desde que a empresa consiga comprovar que o Aeromovel é de fato eficiente e confiável.

Previous Post
Trem de dois pisos da CRRC

Empresa alemã fez estudo que viabilizou oferta do consórcio C2 pelo Trem Intercidades

Next Post
Plataforma sentido Palmeiras-Barra Funda com os primeiros módulos (Trilhos que Movem SP)

Linha 3-Vermelha terá operação modificada até às 15h deste domingo, 17

Related Posts