Após duas semanas de funcionamento integral, estação Mendes-Vila Natal já atrai muitos passageiros

Estação Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)

Passadas duas semanas do início da operação integral da estação Mendes-Vila Natal, atual terminal da Linha 9-Esmeralda, já é possível um grande aumento no número de passageiros que circulam pelo local.

O site esteve presente na estação na quinta-feira, 21 de julho, para acompanhar de perto as melhorias realizadas no trecho e também na própria estação. Confira os pontos de destaque:

Nova comunicação visual

A estação Mendes Vila Natal recebeu uma nova comunicação visual. Assim como aconteceu com João Dias, parada também inaugurada em 2021, a estação teve placas, testeiras e totens alterados para um novo padrão.

Em geral, as mudanças dão mais ênfase na cor da linha ao invés da cor da empresa. O padrão tipográfico, símbolos e demais elementos também foram alterados trazendo melhorias significativas na legibilidade das informações.

Aumento da velocidade operacional

Um dos pontos de destaque foi o aumento da velocidade operacional no trecho. Até pouco antes da operação da estação em tempo integral, os trens circulavam a 20 km/h.

A situação atual é completamente diferente. Com a liberação do sistema de sinalização e as melhorias na via permanente, os trens já conseguem desenvolver a velocidade máxima do projeto que é de 90 km/h. 

A operação ocorre em loop único entre as estações de Osasco e Mendes Vila Natal, o que permite plena integração dos passageiros da estação ao restante do sistema metroferroviário sem a necessidade de baldeação na estação Grajaú.

Trens podem circular em até 90km/h (Jean Carlos)

Aumento expressivo da quantidade de passageiros

O aumento do tempo da operação da estação e as melhorias em termos de desempenho trouxeram, por consequência, aumento na demanda da estação. Durante o período de observação foi possível observar uma movimentação considerável no número de passageiros.

Passageiros saindo da estação (Jean Carlos)

As linhas de ônibus já conectadas com a estação também permitem a alimentação mais efetiva da parada. Resta saber se a operação plena da estação afetará de forma mais intensa o fluxo de passageiros na estação Grajaú.

Previous Post

Alstom revela primeira imagem dos novos trens da Linha 8 e 9

Next Post
Estação Jardim Colonial

Metrô solicita licença para operar extensão da Linha 15-Prata

Related Posts