As primeiras composições da Série 8500 que foram emprestadas para a ViaMobilidade deverão ser devolvidas em breve. É o que indicam fotos realizadas no Pátio Presidente Altino onde as composições encontram-se recaracterizadas com a identidade da CPTM.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A concessionária das linhas 8 e 9 têm atrasado o cronograma de entrega de trens para a CPTM durante vários meses, mesmo recebendo uma dezena de novas composições. Com a operação de sete novos trens, finalmente haverá a reversão dos bens para a operadora estatal.
Imagens realizadas pelo canal Diego Metroferroviário mostram dois trens com as logomarcas da CPTM. Tratam-se das composições H516 e H568.

A CPTM cedeu em caráter temporário algumas de suas composições para complementar a frota de trens das linhas 8 e 9. Foram 34 trens cedidos, sendo 7 da Série 8500, 8 da Série 7500 e 19 trens da Série 7000.
Os trens, que deveriam retornar desde o ano passado, acabaram sendo retidos. A concessionária afirmou na época que manteria os trens para não impactar negativamente os serviços. No mesmo período as composições da Série 8900 estavam com atrasos nas entregas.

O processo de devolução dos trens é bastante rigoroso e exige, mais do que a recomposição estética dos trens, vistorias minuciosas e detalhadas, garantindo que os trens retornem em plenas condições operacionais.
Cabe lembrar que a concessionária ainda deverá devolver todos os trens da Série 7500 e alguns da Série 7000. Para suprir a oferta de trens, a ViaMobilidade adquiriu 36 trens novos da empresa francesa Alstom.
